Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19979
Tipo do documento: Artigo
Título: Imaginação histórica: ficção e subjetividade na escrita escolar
Autor: Oliveira, Ilse Leone Borges Chaves de
Delgado, Andréa Ferreira
Resumo: Este trabalho se propõe a investigar marcas de subjetividade encontradas em textos produzidos, por alunos de 7º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma experiência interdisciplinar a que chamamos “Exercício de Imaginação Histórica”. O trabalho fundamentou-se no estudo das ca-racterísticas do gênero diário e nos pressupostos teóricos da História Cultural e do Cotidiano. A produção dos alunos foi analisada sob o ponto de vista da materialidade lingüística, responsável pela configuração dos textos como diários, e da construção de sentidos que cada aluno conseguiu, com base nos conhecimentos e nos conceitos his-tóricos, lingüísticos e literários que apreendeu. A análise permitiu observar que, para produzir, condicionados pelo contexto histórico, os alunos criaram estratégias a fim de exercitar a criativi-dade, exercitando também sua subjetividade como forma de garantir caráter ficcional à narrativa.
Abstract: This paper aims to investigate the marks of sub-jectivity found in texts produced by 7th grade students in an interdisciplinary experience called “Exercise of Historic Imagination”. The work was based in the study of the characteristics of the Dia-ry gender and in the theorethic pressupositions of Cultural History and the Cotidien. The students production were analysed under the linguist materiality point of view, which was responsible for the texts configuration as diaries and under the construction of meanings which each students constructed based on the historic, linguistic and literaries concepts as well as under the knowledge they acquired. The analysis allowed us to observe that in order to produce, the students, conditio-ned by the historic context, devised strategies to put their creativity into work, exercising their subjectivity to guarantee a ficcional character to the narrative.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Diário
Subjetividade
História cultural
Diary
Cultural history
Subjecti-vity
País: Brasil
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Citação: OLIVEIRA, Ilse Leone B. C. de; DELGADO, Andréa Ferreira. Imaginação histórica: ficção e subjetividade na escrita escolar. Gragoatá, Niterói, v. 13, n. 25, p. 95-117, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19979
Data de publicação: 2008
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ilse Leone Borges Chaves de Oliveira - 2008.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons