Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19982
Tipo do documento: Artigo
Título: O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular
Título(s) alternativo(s): The maths teacher and the production of curricular management knowledge
Autor: Gonçalves Junior, Marcos Antonio
Buriasco, Regina Luzia Corio de
Resumo: O presente artigo coloca o professor enquanto ator numa comunidade de prática (LLINARES, 2000), dentro da qual desenvolve tarefas diversas com o objetivo de atingir os objetivos curriculares – práticas de gestão curricular (PONTE e SERRAZINA, 2004). Apresenta o que Tardif (2000) chama de saberes docentes, relacionando-os com os conhecimentos-na-ação relativos à prática letiva (PONTE, 1995). Com isso, analisa alguns momentos da prática de uma professora da 8a série do Ensino Fundamental, especialmente a apresentação de uma tarefa, um exercício algorítmico (informações coletadas no âmbito de uma pesquisa de mestrado, do qual este texto é fruto), refletindo sobre as potencialidades do professor como produtor de saberes para o ensino de matemática.
Abstract: This article sees the teacher as an actor in a community of practice (LLINARES, 2000), where he/she carries out several tasks to achieve curricular objectives – curricular management practices (PONTE e SERRAZINA, 2004). It introduces what Tardiff (2000) calls “teachers knowledge”, relating it to “knowledge in action” in teaching practice (PONTE, 1995). From this standpoint, it analyzes some moments of practice of an 8th grade Elementary School teacher, specially during the presentation of an algorithm task ( information collected during a Master Degree research, from which this text originated), providing some reflection on the potentialities of the teacher as the producer of Math teaching knowledge.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Teaching and learning
Saberes-fazeres-dizeres
Educação matemática
Prática profissional do professor
Knowledge-actions-sayings
Mathematics education
Teacher professional practice
País: Brasil
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Citação: GONÇALVES JÚNIOR, Marcos Antonio Gonçalves; BURIASCO, Regina Luzia Corio. O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular. Ciência e Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 99-115, abr. 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S1516-73132006000100008
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.1590/S1516-73132006000100008
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19982
Data de publicação: Abr-2006
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marcos Antonio Gonçalves Juinor - 2006.pdf71,92 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons