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Tipo do documento: Artigo
Título: Publicidade, criatividade e as representações de grupos sociais
Título(s) alternativo(s): Advertising, creativity and minority group’s struggle for representativeness
Publicidad, creatividad y representaciones de grupos sociales
Autor: Fernandes, Ana Rita Vidica
Jordão, Janaina Vieira de Paula
Christino, Daniel
Resumo: Este artigo tem o propósito de pensar, sob a ótica dos Estudos Culturais, o diálogo da publicidade com o contexto atual em que se fazem presentes as exigências dos consumidores quan to ao posicionamento das marcas a respeito de questões sociais, como representações de diferentes grupos. Para isso, fizemos um levantamento de notícias de perfis especializados em publicidade, tomando-as como exemplos, que parecem refletir uma mudança no fazer publicitário. Esse levantamento se relaciona a um cru zamento de imagens de peças publicitárias, a partir da proposta teórico-metodológica de Etienne Samain (2012), que promovem a discussão sobre uma representação mais real do corpo mascu lino, ficando evidente a diferença no foco da criação publicitária.
Abstract: This paper has the purpose to thinking, from the pers pective of Cultural Studies, the dialogue of advertising with the current context in which the demands of consumers regarding the positioning of brands on social issues, such as representations of different groups, are present. For this, we have made a survey of news profiles specialized in advertising, taking them as examples, which seem to reflect a change in doing advertising. This survey is related to a cross of images of advertising pieces, based on the theoretical-methodological proposal of Etienne Samain (2012), which promotes the discussion about a more real representation of the male body, making evident the difference in the focus of advertising creation.
Este artículo tiene como objetivo pensar, desde la perspectiva de los Estudios Culturales, el diálogo publicitario con el contexto actual en el que están presentes las demandas de los consumidores en cuanto al posicionamiento de las marcas en temas sociales, como representaciones de diferentes colectivos. Para ello, realizamos un relevamiento de noticias de perfiles espe cializados en publicidad, tomándolos como ejemplos, que parecen reflejar un cambio en la publicidad. Esta encuesta está relaciona da con un cruce de imágenes de piezas publicitarias, basadas en la propuesta teórico-metodológica de Etienne Samain (2012), que promueven la discusión sobre una representación más real del cuerpo masculino, marcando la diferencia en el enfoque de la creación publicitaria.
Palavras-chave: Publicidade
Criatividade
Cultura
Representação
Grupos sociais
Advertising
Creativity
Culture
Representativeness
Minority groups
Publicidad
Creatividad
Cultura
Representación
Grupos sociales
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Citação: VIDICA, Ana Rita; JORDÃO, Janaina Vieira de Paula; CHRISTINO, Daniel. Publicidade, criatividade e as lutas por representatividade de grupos minoritários. Ação Midiática: estudos em comunicação, sociedade e cultura, Curitiba, n. 21, p. 200-221, jan./jun. 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5380/2238-0701.2020n21.10
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.5380/2238-0701.2020n21.10
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19985
Data de publicação: Jun-2021
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