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Tipo do documento: TCC
Título: O estado da arte na FEFD-UFG sobre a educação infantil (1996-2019)
Título(s) alternativo(s): The state of the art at FEFD-UFG about early childhood education (1996-2019)
Autor: Costa, Lucas Batista Rodrigues da
Primeiro orientador: Zanotto, Luana
Primeiro membro da banca: Zanotto, Luana
Pinto, Rubia-Mar Nunes
Souza, Bárbara Isabela Soares de
Resumo: Esta pesquisa caracteriza-se como uma investigação quantitativa-qualitativa, a partir do uso de elementos exploratórios e descritivos (MARCONI; LAKATOS, 2003). Este estudo busca responder a seguinte questão central: como o conhecimento produzido no âmbito das pesquisas de monografia da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFDUFG) sobre a Educação Física (EF) na Educação Infantil (EI) se apresenta nos últimos 24 anos? Quais estudos monográficos da FEFD-UFG foram produzidos pelos/as estudantes egressos do curso de Licenciatura em EF sobre a EI? Para tanto, objetiva mapear, analisar e compreender a produção teórica da FEFD-UFG sobre a Educação Infantil para pensar o currículo de formação - prescrito no Projeto Pedagógico Curricular (PPC-2014) -, específico para o trabalho pedagógico realizado com crianças pequenas. Como objetivos específicos: 1) Realizar uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dados e repositórios da FEFD a fim de identificar as produções monográficas que se relacionam com a Educação Infantil; 2) Analisar de maneira sistemática as produções de conhecimentos encontradas sobre a Educação Infantil; 3) Problematizar e relacionar as análises realizadas com o currículo de formação de Licenciatura em EF da FEFD-UFG prescrito no PPC-2014. Foi utilizada a metodologia do Estado da Arte/Conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2007; FERREIRA, 2002), com a coletiva de dados realizada nos repositórios digital e físicoda instituição em questão, onde foram selecionados 118 títulos, no período de 1996 a 2019, com os seguintes descritores: “bebê”; “criança”; “creche”; “educação infantil”; “infância”; “infantil”; “pré escola”. Foram selecionados para análise apenas os resumos das monografias, e classificados de acordo com as abordagens teóricas da Educação Física (Tradicionais; Alternativas; Crítico/Progressistas) e, em seguida, foram selecionados os resumos das monografias com os descritores “creche”, “educação infantil” e “pré-escola”; estes analisados com base nas categorias criadas por Bracht et al. (2001) e em subcategorias criadas a posteriori. O referencial teórico utilizado, parte de alguns autores que abordam a Teoria do Conhecimento (MOSER; MULDER; TROUT, 2004; BURKE, 2003), outros autores (FERREIRA, 2002; SWALES, 2009) que auxiliaram na compreensão do objeto da pesquisa: as monografias dos/as estudantes egressos do curso de Licenciatura em EF da FEFD-UFG. As considerações finais da pesquisa mostram que as monografias da FEFD-UFG, nos últimos 24 anos, têm como características a presença de elementos que fazem parecem fazer referência a proposta curricular estabelecida no PPC-2014, sobretudo no que refere a fundamentação teórica baseada na Abordagem Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica e na Cultura Corporal. Há indícios que mostram - e carecem de novas pesquisas - que a disciplina de Estágio Supervisionado parece suprir a lacuna da ausência de uma disciplina específica à formação de professores/as para atuação com as crianças da EF.
Abstract: This research is characterized as a quantitative and qualitative investigation, that used exploratory and descriptive elements (MARCONI; LAKATOS, 2003). This study seeks to answer the following central question: how the knowledge produced in the scope of monograph research at the Faculty of Physical Education and Dance of the Federal University of Goiás (FEFD-UFG) about Physical Education (PE) in Early Childhood Education (ECE) has it presented in the last 24 years? What monographic studies of FEFD-UFG were produced by students who graduated from the Licentiate Degree in PE about ECE? Therefore, it aims to map, analyze and understand the theoretical production of FEFD-UFG on Early Childhood Education to think about the training curriculum - prescribed in the Pedagogical Curriculum Project (PPC-2014) -, specific for the pedagogical work carried out with children. As specific objectives: 1) Conduct a bibliographic research in FEFD databases and repositories in order to identify the monographic productions that relate to Early Childhood Education; 2) Systematically analyze the production of knowledge found about Early Childhood Education; 3) Problematize and relate the analyzes carried out with the FEFD-UFG PE Licentiate training curriculum prescribed in the PPC-2014. The State of the Art methodology was used (ROMANOWSKI; ENS, 2007; FERREIRA, 2002), with data collection carried out in the digital and physical repositories of the institution in question, where 118 titles were selected, in the period 1996 to 2019, with the following descriptors: “baby”; "kid"; "nursery"; "child education"; "childhood"; “infant”; "preschool". Only the abstracts of the monographs were selected for analysis, and classified according to the theoretical approaches of Physical Education (Traditional; Alternatives; Critical/Progressive) and then the abstracts of the monographs with the descriptors "nursery", "education" were selected. infant” and “preschool”; these analyzed based on the categories created by Bracht et al. (2001) and in subcategories created a posteriori. The theoretical framework used comes from some authors who address the Theory of Knowledge (MOSER; MULDER; TROUT, 2004; BURKE, 2003), other authors (FERREIRA, 2002; SWALES, 2009) who helped to understand the research object: the monographs of FEFD-UFG undergraduate students from FEFD-UFG. The final considerations of the research show that the FEFD-UFG monographs, in the last 24 years, are characterized by the presence of elements that seem to refer to the curricular proposal established in the PPC-2014, especially with regard to the theoretical foundation based on the Approach Historical-Cultural, Historical-Critical Pedagogy and Body Culture. There are signs that show - and there is a need for further research - that the Supervised Internship discipline seems to fill the gap in the absence of a specific discipline for the training of teachers to work with PE children.
Palavras-chave: Educação infantil
Educação Física
Monografia
Estado da arte
Formação docente
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: COSTA, Lucas Batista Rodrigues da. O estado da arte na FEFD-UFG sobre a educação infantil (1996-2019). 2021. 203 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19998
Data de publicação: 27-Out-2021
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

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