Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19999
Tipo do documento: TCC
Título: Educação Física e EJA: tensões entre trabalhar e estudar
Título(s) alternativo(s): Physical Education and EJA: tensions between working and studying
Autor: Costa, Max Junio Sousa da
Primeiro orientador: Garcia, Lênin Tomazett
Primeiro membro da banca: Garcia, Lênin Tomazett
Neto, Sissilia Vilarinho
Antunes, Caio Sgarbi
Resumo: O presente estudo busca através da pesquisa de campo e da pesquisa bibliográfica desenvolver o problema de pesquisa que foi como as tensões entre estudar e trabalhar tece as aulas de educação física na EJA. Em uma mesma jornada de trabalho, o trabalhador estudante tem que estudar e trabalhar. A questão que emerge desta realidade histórica é: quais as determinações para a Organização do Trabalho Pedagógico em Educação Física se desdobram dessa realidade? Como se desenvolve a luta do estudante de EJA que mesmo com o seu corpo cansado ainda busca estudar, busca a educação como forma de vencer o sistema e se tornar um sujeito crítico e emancipado, e para um aprofundamento no tema neste trabalho houve dialogo com autores que estudam e estudaram sobre o tema, para assim buscar compreender como esse dilema social constitui esses jovens e adultos que vivem nessa dualidade de estudar e trabalhar. A princípio havia a necessidade de aplicar questionários aos alunos e a professora num estudo de caso, contudo devido a pandemia do novo corona vírus (Covid-19), propôs-se o questionário aberto somente a professora de Educação Física, e a partir do seu relato se pôde observar as tensões que transcendem a Educação Física no ensino de Jovens e Adultos. Como principais temas de estudo encontrado estão: o corpo cansado como síntese um feixe de relações sociais de uma classe que resiste.
Abstract: The present study seeks, through field research and case study, to develop the research problem that was how the tensions between studying and working weave physical education classes at EJA. In the same workday, the student worker has to study and work. The question that emerges from this historical reality is: what are the determinations for the Organization of Pedagogical Work in Physical Education unfold from this reality? How the struggle of the EJA student develops, who even with his tired body still seeks to study, seeks education as a way to overcome the system and become a critical and emancipated subject, and for a deeper understanding of the theme in this work, there was a dialogue with authors who study and studied the theme, in order to try to understand how this social dilemma constitutes these young people and adults who live in this duality of studying and working. At first there was a need to apply questionnaires to the students and the teacher in a case study, however due to the new corona virus pandemic (Covid-19), the open questionnaire was proposed only to the Physical Education teacher, and from her In this report, it was possible to observe the tensions that transcend Physical Education in teaching young people and adults. The main themes of study found are: the tired body as a synthesis a bundle of social relations of a class that resists.
Palavras-chave: Educação Física
Estudo
EJA
Trabalho
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: COSTA, Max Junio Sousa da. Educação Física e EJA: tensões entre estudar e trabalhar. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19999
Data de publicação: 28-Out-2021
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Max Junio Sousa da Costa - 2021.pdf633,68 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons