Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20002
Tipo do documento: Artigo
Título: O conto de Clarice Lispector como provocação ao jovem leitor escolar
Título(s) alternativo(s): Clarice Lispector’s short story as a provocation to the young school reader
Autor: Cruvinel, Maria de Fátima
Resumo: Considerando a importância da leitura literária para a formação do jovem, o presente artigo tem o objetivo de realçar o conto como um gênero favorável para a iniciação do leitor escolar. Para sustentar esse argumento, apresenta uma seleção de contos de Clarice Lispector, enfatizando, além da particularidade do efeito único, própria do gênero (CORTÁZAR, 1974), a temática de interesse do jovem e a incompletude da linguagem como provocação ao leitor. Com base em estudos sobre o conto e sobre a prática da leitura, este artigo observa aspectos que possibilitam a cumplicidade entre o jovem leitor e o texto, provocada pelo jogo de identificação e estranhamento muito peculiar à narrativa da referida autora.
Abstract: Considering the importance of literary reading for the education of youth, the objective of this article is to emphasize the short story as a format to captivate and introduce the school reader. To support this argument this article contains a selection of short stories by Clarice Lispector for emphasizing the particular and unique effect of the short story (CORTAZAR, 1974). Furthermore, we highlight the subject of interest by youth and the incompleteness of language used by the writer to provoke the reader. This study examines aspects of the short story that form a connection between young readers and the text, especially those caused by the play of identification and estrangement in this author.
Palavras-chave: Short story
Conto
Clarice Lispector
Formation of readers
School reader
Clarice Lispector
Formação de leitores
Leitor escolar
País: Brasil
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Citação: CRUVINEL, Maria de Fátima. O conto de Clarice Lispector como provocação ao jovem leitor escolar. Contexto: revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, Vitória, n. 28, p. 111-136, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20002
Data de publicação: 2015
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Maria de Fátima Cruvinel - 2015.pdf311,05 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons