Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20007
Tipo do documento: Artigo
Título: Conto: travessia e liberdade
Título(s) alternativo(s): Short story: crossing and freedoom
Autor: Cruvinel, Maria de Fátima
Resumo: A leitura contribui para o exercício da análise e interpretação dos enunciados manifestos nos diferentes e variados gêneros discursivos que circulam na sociedade. Acreditando nessa premissa é que se propôs investigar o poder que a narrativa curta pode exercer sobre os jovens leitores, a partir de uma disciplina optativa oferecida a alunos de ensino médio do Cepae/UFG. O objetivo do curso foi o de provocar o interesse pelo discurso ficcional, mediante uma seleção de contos da literatura universal e brasileira, com o propósito único de ler em sala de aula para garantir o envolvimento do leitor no universo da ficção. Este estudo ampara-se nessa prática escolar para refletir sobre a leitura literária e a formação de leitores de um gênero que tem como marca a transgressão, dada a linguagem desdobrada, polissêmica e apta a provocações.
Abstract: The practice of reading undeniably contributes to the exercise of analysis and interpretation of the enunciations found on the different and various discursive genres that are present in the society. Believing in this premise, it has been proposed a research about the power that short narrative could have upon young readers, by running a course, offered as an elective subject to high school students from Cepae/UFG. The course aimed to instigate the interest for the fictional discourse by the readerstudent through a selection of universal and Brazilian literature tales, with the only purpose of reading in the classroom for guaranteeing the reader to get involved in the fiction universe. This work relies on this school practice to reflect upon the literary reading and the formation of readers of a genre which has the mark of transgression, given a language unfolded, polysemic and well-suited to provocation.
Palavras-chave: Leitura
Reading
Literatura
Conto
Reader formation
Literature
Tale
País: Brasil
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Citação: CRUVINEL, Maria de Fátima. Conto: travessia e liberdade. Polifonia, Cuiabá, v. 14, p. 175-189, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20007
Data de publicação: 2007
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Maria de Fátima Cruvinel - 2007.pdf131,52 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons