Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20008
Tipo do documento: Artigo
Título: Espaços educativos na perspectiva da educação integral
Autor: Lobato, Iolene Mesquita
Mendonça, Mercês Pietsch Cunha
Morais, Carlla Barbosa de
Resumo: A proposta deste artigo é discutir o potencial educacional dos espaços educativos. A investigação percorre o cotidiano das aulas de ciências e tem como instrumento a observação participante. A amostra da pesquisa é composta de 23 alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral, na cidade de Goiás. Os pressupostos teóricos que direcionam a investigação estão pautados nas concepções de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Jaqueline Moll entre outros. Como parte dos resultados, evidenciou- -se que os espaços educativos, mais notadamente a nascente do rio Vermelho localizado na Serra Dourada, contribuem de forma significativa na formação integral de crianças e adolescentes.
Abstract: The purpose of this paper is to discuss the educational spaces as possibility of learning. The investigation discusses the routine of science classes and has as instrument the participant observation. The audience is composed by twenty-three 6th grade elementary students from the State Full-time School in the city of Goiás. The theoretical assumptions that guide the research base on the conceptions of Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Jacqueline Moll and others. In the results, it became clear that the educational spaces – particularly the source of the Red River located at Serra Dourada – contribute significantly to the integral development of children and adolescents.
Palavras-chave: Professores
Teachers
Educação básica
Espaços educativos
Educação integral
Basic education
Educational spaces
City of Goiás
Integral
Cidade de Goiás
País: Brasil
Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Citação: LOBATO, Iolene Mesquita; MENDONÇA, Mercês Pietsch Cunha; MORAIS, Carlla Barbosa de. Espaços educativos na perspectiva da educação integral. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 119, jul./dez. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20008
Data de publicação: Dez-2014
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Iolene Mesquita Lobato - 2014.pdf140,13 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons