Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20031
Tipo do documento: TCC
Título: Brincar de futebol também é aprender futebol: uma aproximação das obras de João Batista Freire e Alcides Scaglia a respeito do ensino do futebol no Brasil
Autor: Amorim, Matheus de Souza
Primeiro orientador: Furtado, Roberto Pereira
Primeiro membro da banca: Furtado, Roberto Pereira
Paula, Elcio Junio Inácio de
Santos, Marcus Vinícius Coimbra dos
Resumo: Este estudo tem por objetivo fazer uma aproximação referencial a respeito do ensino-aprendizagem do futebol no Brasil, tendo como obras norteadoras, o livro “Pedagogia do Futebol” de João Batista Freire e a dissertação de mestrado de Alcides José Scaglia: “O futebol que se aprende e o futebol que se ensina”. A partir da análise destes estudos, se buscou inicialmente passar brevemente pela história do futebol em nosso país, buscando entender como se deu a sua popularização e os motivos pelos quais culturalmente e socialmente o brasileiro é tão apaixonado pelo futebol. Ao falarmos deste tema é impossível nos desvincularmos do ambiente da rua e dos demais espaços informais das cidades, que durante muito tempo foram os principais espaços de prática e ensino do futebol, uma vez que apresentavam uma metodologia de ensino própria: a pedagogia da rua, baseada em aspectos lúdicos, criativos e espontâneos que ensinaram tão bem diversas gerações de brasileiros a jogar e apreciar o esporte mais popular deste país. Entretanto, com a urbanização das cidades, as ruas e os campinhos foram sendo substituídos por prédios, shoppings, lojas, tendo, portanto, a necessidade do surgimento de espaços sistematizados de ensino, nas quais as crianças poderiam jogar e aprender o futebol com segurança, as famosas escolinhas. Sendo assim, em um segundo momento, neste estudo, será apresentado o contexto histórico e social de surgimento destes espaços de ensino do futebol em nosso país, assim como as propostas pedagógicas utilizadas, que na maioria dos casos são bem diferentes daquelas encontradas em outros tempos na rua, falhando assim, segundo Freire (2006) nas funções sociais das escolinhas, que são: a de ensinar o futebol a todos, ensinar bem futebol a todos, ensinar mais do que futebol a todos e ensinar a gostar da prática do futebol, funções estas que a rua não era responsável, mas conseguia desempenhar com proeza. Este estudo, portanto, não pretende justificar a volta da rua, como espaço físico para a prática e ensino do futebol (uma vez que para isso necessitaria de uma reformulação dos centros urbanos e da sociedade como um todo), mas sim trazer a rua, como instrumento simbólico para as aulas destas escolinhas; utilizando de uma pedagogia lúdica, criativa e prazerosa em suas aulas, baseada em jogos e brincadeiras comuns da cultura brasileira, assim como proposto por Freire (2006) e Scaglia (1999).
Abstract: This work intends to make a referential approach regarding the teaching-learning of soccer in Brazil. We used as references, the book “Football Pedagogy” by João Batista Freire and the master's thesis by Alcides José Scaglia entitled: “The soccer that you learn and football you teach”. Based on these studies, we initially sought to briefly review the history of football in Brazil, seeking to understand how it became popular and the reasons why, culturally and socially, Brazilians are so passionate about football. When we talk about this topic, it is difficult to disassociate ourselves from the street environment and other informal spaces in Brazilian cities, which were, for decades, the main spaces of practice and teaching of football, as they had their own teaching methodology. For example, the street pedagogy, based on playful, creative, and spontaneous aspects that taught so well several generations of Brazilians to play and enjoy the most popular sport in this country. However, with the urbanization of cities, the streets and fields were replaced by buildings, malls, and stores. With this, there was a need for the emergence of systematized teaching spaces, in which children could play and learn soccer safely. In addition, in a second moment, in this study, the historical and social context of the emergence of these football teaching spaces in our country will be presented, as well as the pedagogical proposals used, which in most cases are very different from those found in other times on the street, thus failing, according to Freire (2006), in the social functions of the schools, which are: to teach football to everyone, to teach football well to everyone, to teach more than football to everyone and to teach how to enjoy football, functions that the street was not responsible for, but managed to perform with deeds. This study, therefore, does not intend to justify going back to the street, as a physical space for the practice and teaching of football (since this would require a reformulation of urban centers and society as a whole), but rather to bring the street, as a symbolic instrument for the classes in these little schools; using a playful, creative and pleasurable pedagogy in their classes, based on games and plays common in Brazilian culture, as proposed by Freire (2006) and Scaglia (1999).
Palavras-chave: Pedagogia do futebol
Pedagogia da rua
Escolinhas de futebol
Jogos e brincadeiras
Iniciação no futebol
Futebol e aspectos socioculturais
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: AMORIM, Matheus de Souza. Brincar de futebol também é aprender futebol: uma aproximação das obras de João Batista Freire e Alcides Scaglia a respeito do ensino do futebol no Brasil. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20031
Data de publicação: 30-Out-2021
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Matheus de Souza Amorim - 2021.pdf581,98 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons