Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20033
Tipo do documento: TCC
Título: Processos avaliativos da Educação Física na educação infantil: o que dizem os professores?
Título(s) alternativo(s): Assessment processes of Physical Education in early childhood education: what do teachers say?
Autor: Mendes, Rafael de Carvalho
Primeiro orientador: Pinto, Rubia-Mar Nunes
Primeiro membro da banca: Pinto, Rubia-Mar Nunes
Moura, Sérgio de Almeida
Zanotto, Luana
Resumo: O professor de Educação Física na Educação Infantil, por meio da sua atuação no processo de ensino-aprendizagem, auxilia e estimula o desenvolvimento integral das crianças, associado às demais práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições. O processo avaliativo e sua forma de realização da área na Educação Infantil ainda é um ponto bastante discutido na literatura e no dia a dia das instituições, pois varia pela forma de trabalho e individualidade de um professor e pelo Projeto Político Pedagógico abordado nas escolas. Assim, este estudo faz parte do âmbito da pesquisa social, que teve como principal objetivo analisar o impacto da atuação do professor de Educação Física na Educação Infantil sobre a avaliação do ensino-aprendizagem da criança. Os objetivos específicos consistiram em identificar as percepções dos professores na Educação Infantil acerca do processo avaliativo e analisar instrumentos avaliativos utilizados no processo de avaliação da Educação Física nesta etapa. A metodologia do estudo tem base na natureza qualitativa de pesquisa, a qual inicialmente, exigiu fundamentação teórica com base na busca na literatura sobre o tema proposto. Para coleta dos dados foi eleito questionário de forma online aos professores participantes. As respostas dos questionários, associadas à revisão bibliográfica, permitiu constatar que há conhecimento sobre o ato de avaliar na Educação Infantil pelos participantes. Foi possível observar nesse estudo que a Educação Infantil deve ser um ambiente de inclusão, com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento integral da criança. A Educação Física nesse âmbito escolar se faz de grande importância, uma vez que, a partir da pesquisa realizada pode ser observado que os professores de Educação Física se consideram como mediadores e orientadores do desenvolvimento psicomotor dos alunos, assim como na sua inclusão como individuo pertencente a uma sociedade. A prática avaliativa da Educação Física na Educação Infantil é um processo no qual não existe uma forma correta de ser realizada, já que pode variar de acordo com a forma de trabalho do professor e o plano de trabalho da escola. Além disso foi observado que os instrumentos mais utilizados são as observações realizadas dia a dia, além de anotações e conversas com alunos, permitindo cada aluno demonstre suas experiências e aprendizados a partir do diálogo, além de permitir que o professor saiba quando é necessário modificar seu processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The role of Physical Education in Childrens Education allows, through its performance in the teaching-learning process, to aid and stimulate motor and social development, associated with other pedagogical practices developed at school. The evaluation process and how it is done in Early Childhood Education is still a much-discussed point because it varies according to the way of working and individuality of a teacher and the Pedagogical Political Project approached in Early Childhood Education. This study is part of the scope of social research, which had as its main objective to analyze the impact of the Physical Education teacher in Early Childhood Education on the evaluation of a child’s teaching-learning process. The specific objectives of this research were to identify the perceptions of teachers working in Early Childhood Education about the evaluation process and to analyze the evaluation instruments used in the process of Physical Education evaluation in Kindergarten Education. As a theoretical basis of this research, a literature search was conducted on the subject proposed by this study, ranging from book publications to scientific articles. The methodology was based on qualitative research, approached using an online questionnaire, allowing teachers, the subjects of the research, to answer at the appropriate time. The questionnaires, associated with the literature review allowed us to verify that there is knowledge about the act of evaluating Early Childhood Education. It was possible to observe in this study that Early Childhood Education should be an inclusive environment, aiming to assist the childs full development. Physical Education in this school environment is of great importance since it can be observed from the research that Physical Education teachers consider themselves as mediators and guides in the psychomotor development of students, as well as in their inclusion as individuals belonging to a society. The evaluation practice of Physical Education in Kindergarten is a process in which there is not a correct way to be performed since it may vary according to the teachers way of working and the school&#s work plan. In addition, it was observed that the most used instruments are the observations made every day, in addition to notes and conversations with students, allowing each student to show their experiences and learning from the dialog, besides allowing the teacher to know when it is necessary to modify their teaching-learning process.
Palavras-chave: Educação Física escolar
Educação infantil
Práticas avaliativas
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: MENDES, Rafael de Carvalho dos. Processos avaliativos da Educação Física na educação infantil: o que dizem os professores? 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20033
Data de publicação: 3-Nov-2021
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Rafael de Carvalho Mendes - 2021.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons