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Tipo do documento: TCC
Título: Contribuições filosóficas do programa filosofia para crianças de Matthew Lipman
Autor: Pinto, Norberto Ferreira
Primeiro orientador: Carvalho, Ricardo Delgado de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Ricardo Delgado de
Leal, Guilherme de Freitas
Resumo: Quando falamos em filosofia, imediatamente vem à mente pessoas que têm um intelecto sofisticado, mas quem são essas pessoas? Sempre pensamos em pessoas que têm o hábito de ler, refletir, investigar e ir a campo, ou seja, imaginamos um indivíduo que tem certa maturidade para lidar com situações controversas e as tomadas de decisões. A filosofia é um campo do conhecimento que auxilia quem estuda, na forma como apoia, verifica e busca a veracidade de conceitos e argumentos de forma clara, objetiva, lógica e racional. Portanto, volto à pergunta de início deste texto, com um questionamento: por que as crianças não são consideradas capazes de filosofar? É evidente que houve, e talvez ainda haja, certa atitude preconceituosa ao longo da história da filosofia, que despreza o intelecto das crianças em relação à filosofia. Por isso, analisaremos e percorreremos o pensamento filosófico de Matthew Lipman por meio do programa Filosofia para Crianças. Destacando suas contribuições, sobretudo filosóficas, buscando suporte teórico para o desenvolvimento e fortalecimento do pensamento reflexivo de ordem superior no cultivo e aperfeiçoamento de habilidades de pensamento. Assim, legalizando a eficiência do programa de iniciar as crianças na filosofia. Ao longo do estudo, analisamos outros teóricos e pensadores que desbravam o tema da filosofia para crianças na tentativa de garantir que a filosofia quando iniciada com/para criança contribui para a formação individual e coletiva e, em particular para o pensamento reflexivo de ordem superior de forma autônoma. Deixando claro que não se trata de uma doutrinação, mas de um caminho de estudo que abarca o desconhecido e o conhecido, como algo que pode ser aprimorado, pois está sujeito a reexaminação e aprendizado. Investigaremos o programa pedagógico e filosófico de Lipman em seu aspecto geral, apresentando os componentes de sua estrutura. Portanto, o caminhar deste estudo investigativo são as contribuições filosóficas do programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman, na formação do sujeito da criança, na medida em que trabalha com conceitos relacionados à moralidade, ética, cidadania, direito, percepção, investigação, julgamento, política, raciocínio, democracia, educação e outros. Sendo assim, temas que envolvem a estrutura educacional sociopolítica de um indivíduo [da criança].
Abstract: When we talk about philosophy, immediately comes to mind, people who has a sophisticated intellect, but who are these people? We always think of people who are in the habit of reading, reflecting, investigating and going into the field, that is, we imagine an individual who has a certain maturity to know how to deal with controversial situations and the withdrawal of decisions. Philosophy is a field of knowledge that helps those who study, in the way it supports, verifies and seeks the veracity of concepts and arguments in a clear, objective, logical and rational way. Therefore, I return to the begging of this text, with a question: why children are not seen and considered capable of philosophizing? It is evident that there was, and perhaps still has, a certain prejudiced attitude throughout the history of philosophy, which despises children's intellect to do philosophy. For this reason, we will analyze and run through Matthew Lipman's philosophical thinking through the Philosophy for Children program. Highlighting his contributions, especially philosophical, seeking theoretical support for the development and strengthening of higher-order reflective thinking in the cultivating and perfecting cognitive skills. Thereby, legalizing the efficiency of the program to start as children in philosophy. Throughout the study, we analyzed other theorists and thinkers who explored the theme of philosophy for children in the attempt to ensure that a philosophy when elaborated with / for a child contributes to individual and collective formation, in particular to reflective thinking of a higher order autonomously. They also make it clear that this is not a doutrination, but a study path that comprises the unknown and the known, as something that can be improved, as they are subject to re-examination and learning. We will investigate Lipman's pedagogical and philosophical program in its general appearance, presenting the components of its structure. Therefore, the path of this investigative study is that the contributions of the Philosophy for Children program by Matthew Lipman, facilitating the formation of the child's subject as it works with concepts related to morality, ethics, citizenship, law, politics, perception , investigation, judgment, reasoning, democracy, education and others. Therefore, themes that involve an individual's [of the child] sociopolitical educational structure.
Palavras-chave: Matthew Lipman
Filosofia para crianças
Pensar reflexivo
Comunidade de investigação
Habilidades de pensamento
Matthew Lipman
Philosophy for children
Reflective thinking
Research community
Thinking abilities
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Cidade de Goiás (RCG)
Nome do curso: Filosofia (RCG)
Citação: PINTO, Norberto Ferreira. Contribuições filosóficas do programa filosofia para crianças de Matthew Lipman. 2021. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, Universidade Federal de Goiás, Cidade de Goiás, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20034
Data de publicação: 9-Nov-2021
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