Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20202
Tipo do documento: TCC
Título: Olhares autobiográficos a partir da experiência formativa no curso de licenciatura em Artes Visuais - modalidade a distância (2017 - 2021)
Autor: Ferreira, Iara Cirilo da Silva
Santana, Jozilene de Souza Costa
Vitória, Wellington Nunes
Primeiro orientador: Monteles, Nayara Joyse da Silva
Primeiro membro da banca: Monteles, Nayara Joyse da Silva
Santos, Noeli Batista dos
Rosa, Maria de Fátima França
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo percorrer os relatos de vida de três discentes do curso de Licenciatura em Artes Visuais - modalidade a distância, por meio de experiências e narrativas pessoais, evidenciando a trajetória nas aulas de artes visuais durante a educação básica e no processo formativo do curso de graduação, entre os anos 2017 a 2021. Analisando e compreendendo possíveis diálogos entre as individualidades e especificidades de cada um do grupo, buscando reflexões, pautadas na experiência, memória e trajetória, por meio de relatos (auto)biográficos. Destacando disciplinas de ateliê de artes visuais, sócio-históricas e pedagógicas que demarcaram transformações e contribuíram de forma consensual na trajetória formativa do grupo. Descrevendo as dificuldades e superações diante do impacto da pandemia da Covid-19, bem como as aspirações quanto a inserção no mercado de trabalho, transformações pessoais e ressignificação do ensino de Artes Visuais.
Abstract: This current academic work covers the life testimonials of three students from a Degree course in the Visual Arts - remote learning, through experiences and personal narratives, evidencing the trajectory in visual arts classes during Primary and High school and in the formative process of the undergraduate course, between the years 2017 to 2021. Analysing and understanding possible dialogues between individuals and specifics from each one of the group, seeking reflections, based on experience, memory and personal trajectory, through (self)biographical reports. Highlighting visual arts studio disciplines, socio-historical and educational aspects that marked transformations and contributed to the formative trajectory of the group in a consensual way . Describing the difficulties and overcoming them given the impact of the Covid-19 pandemic, as well as the aspirations for diversity and inclusion in the labour market, changes to personal circunstances and reframing the teaching of the Visual Arts.
Palavras-chave: Autobiografia
Ensino de artes visuais
Formação docente
Histórias de vida
Autobiography
Teaching of visual arts
Teacher training
Life stories
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (EAD)
Citação: FERREIRA, Iara Cirilo da Silva; SANTANA, Jozylene de Souza Costa; VITÓRIA, Wellington Nunes. Olhares autobiográficos a partir da experiência formativa no curso de licenciatura em Artes Visuais - modalidade a distância (2017 - 2021). 2021. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20202
Data de publicação: 9-Nov-2021
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Iara Cirilo da Silva Ferreira - 2021.pdf4,18 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons