Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20349
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Aprendizagem e ensino de História em contextos educacionais indígenas e não indígenas |
Título(s) alternativo(s): | History learning and teaching in indigenous and non-indigenous educational contexts |
Autor: | Silva, Luciana Leite |
Resumo: | Queremos aqui compartilhar as principais questões da pesquisa intitulada “Aprendizagem histórica intercultural a partir dos saberes transitados nos contextos educacionais indígenas e não indígenas”. Gersem Luciano Baniwa (2006) afirma que, até a aprovação da Constituição de 1988, existiu no Brasil uma “educação para índio” que foi formulada no contexto europeu e utilizada como ferramenta no processo de colonização de nosso continente. Nos últimos anos, esta situação tem sido discutida a partir da reivindicação do reconhecimento da existência de epistemologias e pedagogias milenares criadas e praticadas pelos povos originários. Estas experiências de retomada dos espaços escolares, transformando-os em lugar de resistência e não de reprodução do modelo educacional formulado a partir da tradição pedagógica jesuítica, tem me servido de inspiração para discutir o ensino de história nas escolas não indígenas. |
Abstract: | Our purpose is to present and share the main research questions, still in progress, entitled "Possibilities of an intercultural historical learning from the knowledge transited in indigenous and non-indigenous educational contexts". Gersem Baniwa states that until the adoption of the 1988 Constitution, existed in Brazil an 'education for Indians' that was formulated in the European context and used as a tool in the process of colonization of our continent. In the last years this situation has been discussed from the claim of the recognition of the existence of epistemologies and millenary pedagogies created and practiced by the native peoples. These experiences of resumption of school spaces, transforming them into a place of resistance and not of reproduction of the educational model formulated from the Jesuit pedagogical tradition, has served as an inspiration to me to discuss the teaching of history in non-indigenous schools. |
Palavras-chave: | Aprendizagem histórica intercultural Decolonialidade e educação (indígena e não indígena) Intercultural historical learning Decolonialidade and education (indigenous and non-indigenous) |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Unidade acadêmica: | Faculdade de História - FH (RG) |
Citação: | SILVA, Luciana Leite. Aprendizagem e ensino de História em contextos educacionais indígenas e não indígenas. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 5, e59530, 2020.Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/racs/article/view/59530 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador do documento: | 10.5216/racs.v5.59530 |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
Identificador do documento: | 10.5216/racs.v5.59530 |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20349 |
Data de publicação: | 21-Jan-2020 |
Aparece nas coleções: | FL - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Luciana Leite da Silva - 2020.pdf | 460,01 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons