Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20349
Tipo do documento: Artigo
Título: Aprendizagem e ensino de História em contextos educacionais indígenas e não indígenas
Título(s) alternativo(s): History learning and teaching in indigenous and non-indigenous educational contexts
Autor: Silva, Luciana Leite
Resumo: Queremos aqui compartilhar as principais questões da pesquisa intitulada “Aprendizagem histórica intercultural a partir dos saberes transitados nos contextos educacionais indígenas e não indígenas”. Gersem Luciano Baniwa (2006) afirma que, até a aprovação da Constituição de 1988, existiu no Brasil uma “educação para índio” que foi formulada no contexto europeu e utilizada como ferramenta no processo de colonização de nosso continente. Nos últimos anos, esta situação tem sido discutida a partir da reivindicação do reconhecimento da existência de epistemologias e pedagogias milenares criadas e praticadas pelos povos originários. Estas experiências de retomada dos espaços escolares, transformando-os em lugar de resistência e não de reprodução do modelo educacional formulado a partir da tradição pedagógica jesuítica, tem me servido de inspiração para discutir o ensino de história nas escolas não indígenas.
Abstract: Our purpose is to present and share the main research questions, still in progress, entitled "Possibilities of an intercultural historical learning from the knowledge transited in indigenous and non-indigenous educational contexts". Gersem Baniwa states that until the adoption of the 1988 Constitution, existed in Brazil an 'education for Indians' that was formulated in the European context and used as a tool in the process of colonization of our continent. In the last years this situation has been discussed from the claim of the recognition of the existence of epistemologies and millenary pedagogies created and practiced by the native peoples. These experiences of resumption of school spaces, transforming them into a place of resistance and not of reproduction of the educational model formulated from the Jesuit pedagogical tradition, has served as an inspiration to me to discuss the teaching of history in non-indigenous schools.
Palavras-chave: Aprendizagem histórica intercultural
Decolonialidade e educação (indígena e não indígena)
Intercultural historical learning
Decolonialidade and education (indigenous and non-indigenous)
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de História - FH (RG)
Citação: SILVA, Luciana Leite. Aprendizagem e ensino de História em contextos educacionais indígenas e não indígenas. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 5, e59530, 2020.Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/racs/article/view/59530
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/racs.v5.59530
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.5216/racs.v5.59530
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20349
Data de publicação: 21-Jan-2020
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Luciana Leite da Silva - 2020.pdf460,01 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons