Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20354
Tipo do documento: Artigo
Título: Experiências indígenas com a escrita: apropriação, impasses, desafios e possibilidades: educação intercultural e “A queda do céu”
Título(s) alternativo(s): Experiencia indígenas con la escritura: apropiación, impases, desafíos y posibilidade: educación intercultural y “La caída del cielo”
Autor: Souza, Karla Alessandra Alves de
Nazareno, Elias
Resumo: O presente artigo se propõe a dissertar sobre questões que permeiam as experiências indígenas com a escrita e, então, pontuar suas particularidades e desafios nesse processo. As reflexões propostas buscam investigar o processo de apropriação da ‘escrita’ pelos povos indígenas, suas atualizações e transformações. Intentamos compreender qual seria o propósito dessas apropriações e quais os desafios apresentados neste processo. Ao levantarmos essas questões, analisamos algumas experiências vivenciadas pelos estudantes indígenas no curso de Licenciatura em Educação Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás – UFG, de forma mais específica alguns aspectos relacionados à escrita do livro A queda do céu: palavras de um xamã yanomami, apresentado como uma coautoria entre o antropólogo Bruce Albert e o xamã yanomami Davi Kopenawa; e o posicionamento de outras lideranças indígenas acerca da importância da escrita e da educação escolar indígena para os povos indígenas.
Abstract: Este artículo propone tratar de temas que impregnan las experiencias indígenas con la escrita y, desde luego, señalar sus particularidades y desafíos. Las reflexiones propuestas buscan investigar el proceso de apropiación de la 'escrita' por parte de los pueblos indígenas, sus actualizaciones y transformaciones. Tratamos de entender cuál sería el propósito de estas apropiaciones y cuáles son los desafíos presentados en este proceso. Cuando planteamos estas preguntas, analizamos algunas experiencias vividas por estudiantes indígenas en el curso de licenciatura en Educación Intercultural Indígena de la Universidad Federal de Goiás - UFG, de manera más específica algunos aspectos relacionados con la escritura del libro La caída del cielo: palabras de un chamán yanomami, presentado como coautoría entre el antropólogo Bruce Albert y el chamán yanomami Davi Kopenawa
Palavras-chave: Apropriação da escrita
Escrita indígena
Descolonização do saber
Apropiación de la escrita
Escrita indígena
Descolonización del conocimiento
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: SOUZA, Karla Alessandra Alves de; NAZARENO, Elias. Experiências indígenas com a escrita: apropriação, impasses, desafios e possibilidades: educação intercultural e ?A queda do céu?. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 5, e62341, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/racs/article/view/62341.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/racs.v5i.62341
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.5216/racs.v5i.62341
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20354
Data de publicação: 7-Ago-2020
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Karla Alessandra Alves de Souza - 2020.pdf373,07 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons