Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20377
Tipo do documento: TCC
Título: Lendo o mundo, lendo fake news: as relações entre educação e comunicação
Autor: Pereira, Yago Guilherme Rosa
Primeiro orientador: Ribeiro, Miriam Bianca do Amaral
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Miriam Bianca do Amaral
Gomide, Cristina Helou
Real, Márcio Penna Corte
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a leitura de mundo e sua influência na leitura das Fake News. Para tanto, nos debruçaremos sobre as discussões de Paulo Freire no que se refere à Teoria da Comunicação, bem como buscaremos analisar duas Fake News fabricadas em 2018, à época das eleições presidenciais. Visamos estudar as formulações teórico-metodológicas de Paulo Freire na elaboração teórica da Pedagogia da Comunicação. Rastreamos e analisamos a contribuição de Freire para a construção do aparato teórico-crítico a partir do qual conseguem encontrar um conceito para elaboração e enfrentamento das Fake News. O percurso que construímos nesta pesquisa partiu da análise das obras de Paulo Freire em especial a Pedagogia do Oprimido; Extensão ou Comunicação. Com base nas obras selecionadas, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com análise das fontes.Como caminho metodológico, a pesquisa bibliográfica foi o passo inicial para o levantamento de obras de referência em pedagogia da comunicação e em seguida, tratamos as fake news selecionadas, como análise documental.
Abstract: This work presents a study on the reading of the world and its influence on the reading of Fake News. To do so, we will focus on Paulo Freire's discussions regarding Communication Theory, as well as seek to analyze two Fake News produced in 2018, at the time of the presidential elections. We aim to study the theoretical-methodological formulations of Paulo Freire in the theoretical elaboration of Pedagogy of Communication. We track and analyze Freire's contribution to the construction of the theoretical-critical apparatus from which they manage to find a concept for the elaboration and confrontation of Fake News. The path that we built in this research started from the analysis of Paulo Freire's works, especially the Pedagogy of the Oppressed; Extension or Communication. Based on the selected works, we carried out a bibliographic research, with analysis of the sources. As a methodological approach, bibliographic research was the initial step for the survey of reference works in communication pedagogy and then we treated the selected fake news as an analysis documentary.
Palavras-chave: Fake news
Leitura de mundo
Comunicação/comunicado
Redes sociais
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: PEREIRA, Yago Guilherme Rosa. Lendo o mundo, lendo fake news: as relações entre educação e comunicação. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20377
Data de publicação: 26-Abr-2021
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Yago Guilherme Rosa Pereira - 2021.pdf4,84 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons