Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20421
Tipo do documento: Artigo
Título: Mediação pedagógica em tempos pandêmicos: relatos de professores da educação básica
Título(s) alternativo(s): Pedagogical mediation in pandemic times: basic education teacher reports
Autor: Mata, Alba Cristhiane Santana da
Almeida, Renato Barros de
Resumo: Este artigo tem o objetivo de discutir sobre o processo de mediação pedagógica no período da pandemia da Covid-19, considerando a utilização das tecnologias, com base em relatos de professores sobre aulas na educação básica. A mediação pedagógica é compreendida como um processo complexo e dinâmico que envolve a ação planejada e intencional dos professores, abrangendo os aspectos didático-pedagógicos, os contextos envolvidos e as relações entre as pessoas. Foi realizado um estudo qualitativo que se caracterizou por um processo interpretativo dos significados produzidos pelos participantes. Participaram seis professores que atuam na educação básica, que responderam a questões relacionadas à prática docente nesse momento de pandemia e de atividades escolares não presenciais. Na discussão sobre os relatos das aulas foram destacados os temas recorrentes, considerando-se as concepções sobre o processo educativo e as atividades não presenciais durante a pandemia, as condições de trabalho nesse contexto, as metodologias e as tecnologias utilizadas, as formas de interação e de participação dos alunos e as dificuldades para a mediação de forma não presencial.
Abstract: This article aims to discuss the pedagogical mediation process during the COVID-19 pandemic period, taking into consideration the use of technologies, based on teachers' reports on basic education classes. Pedagogical mediation is understood as a complex and dynamic process that involves the planned and intentional action of teachers, encompassing didactic-pedagogical aspects, contexts and social relations. A qualitative study that was characterized by an interpretative process of the meanings produced by the participants was carried out. The participants were six teachers who work in basic education. They answered questions related to teaching practice at this time of pandemic and non-presential activities. In the discussion about the reports of the classes, recurrent themes were highlighted, such as: the conceptions about the educational process and the non-presential activities during the pandemic, the working conditions in this context, the methodologies and technologies used, the forms of interaction and student participation and difficulties in mediation in a non-face-to-face class.
Palavras-chave: Mediação pedagógica
Tecnologias
Educação básica
Tempos pandêmicos
Covid-19
Pedagogical mediation
Technologies
Basic education
Pandemic times
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: SANTANA, Alba Cristhiane; ALMEIDA, Renato Barros de. Mediação pedagógica em tempos pandêmicos: relatos de professores da educação básica. Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 207-225, jul./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/67106.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rp.v31i2.67106
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: 10.5216/rp.v31i2.67106
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20421
Data de publicação: 17-Dez-2020
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Alba Cristhiane Santana da Mata - 2020.pdf234,17 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons