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Tipo do documento: Artigo
Título: Iny rybè
Título(s) alternativo(s): RybÈ butè
Autor: Karajá, Dibexia
Karajá, Djuassa
Javaé, Edilson Habrunatu
Tapirape, Fabio Tuilari
Javaé, Junior Ohori
Karajá, Labè Kàlàriki
Karajá, Kanari
Silva, Pedro de Jesus da
Karajá, Weretuma
Karajá, Leandro Lariwana
Resumo: Este texto é um relato das aulas do Estudo Complementar ‘Línguas Indígenas V’, coordenadas pela professora Maria do Socorro Pimentel da Silva, no Curso em Educação Intercultural do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Goiás, em 2017, pelos universitários e pela universitária Karajá. A ementa do programa tinha por objetivo a ‘produção de diferentes tipos de discursos e textos: especializados,cotidianos, narrativos etc., em línguas indígenas, em nosso caso, em língua Karajá. São estudos da sabedoria linguística da língua Karajá como composição de palavras, falas masculina e feminina, posposição. Escrever o científico na língua Karajá fortalece essa nossa língua, tão ameaçada de extinção devido à forte influência da língua portuguesa.
Abstract: Kaa tyyrti hèka Estudo Complementar rbi kwsèmy ròhònyra, ‘Língua Indígena V’ ki, dohodỹỹdumy tyyrtinaki Maria do Socorro Pimentel da Silva, curso wo-ki aõma rki ini-my, Educação Intercultural do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Goiás kiaki, aõmau rki 2017 bedeu, tai tyyrtidu mahãdu riwinyre idi ratyyrtinyremy. Kiamy tahè idi raraykynyrènyre aõbo ritèòsynyrènykremy, iny rybè rki sõere, rybè wiwowiwomy rỹira, tahè ityyrtiki xièry naèrymyhỹde: tyhydỹỹ rybèna, aõtxiaõtxi rybè, ijyy bohoboho, myhè rybè rỹirèrimy ihỹre, iny-ki inihi. Bdèèry rybèna tyyrti-ki, kia rki composição de palavra, rybè wiwowiwomy rỹirèrimyihỹre wahè, hãwyy rybè, hãbu rybè, posposição ijõre. Kia tahè cientifico-my rartikre iny rybè, tai hèka iny rybèrèny ratyhykre, naòhãrumy dori namyhỹde ixihduò, kièmy dorihè tori rybèle aõni tyhymy narurunymyhỹde.
Palavras-chave: Iny rybè bdèdỹỹnana
Ni boho hewo-ò heridu
Rybè wiwoki
Iny rybè
Conhecimento
Posposição
Composição
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: KARAJÁ, Dibexia et al. Iny rybè. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 4, e59882, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/racs/article/view/59882.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: https://doi.org/10.5216/racs.v4i0.59882
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Identificador do documento: https://doi.org/10.5216/racs.v4i0.59882
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20467
Data de publicação: 9-Set-2019
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