Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20700
Tipo do documento: TCC
Título: Confrontar complexos de visualidade patriarcais: a montagem de imagens e masculinidades com estudantes de licenciatura em artes visuais
Autor: Brito, Marcus Vinícius Turíbio de
Primeiro orientador: Abreu, Carla Luzia de
Primeiro coorientador: Santos Júnior, Jocy Meneses dos
Primeiro membro da banca: Abreu, Carla Luzia de
Santos Júnior, Jocy Meneses dos
Amaral, Maria Elisa Martins Campos do
Martins, Alice Fátima
Resumo: Esta pesquisa propõe investigar o quê e como as imagens educam sobre gêneros e sexualidades. Observamos o potencial educativo das visualidades e contravisualidades por meio de pesquisa desenvolvida em campo junto a um grupo de discentes do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, em um projeto de iniciação científica formado por pessoas com identidades de gênero relacionadas às masculinidades. O grupo serviu de espaço para discussões sobre as imagens com as quais esses estudantes têm contato e como elas podem servir para construir e solidificar ideias sobre masculinidades que perpetuam as violências de gênero. Em contraponto, foi fomentado o diálogo com outras imagens, cujos discursos subvertem as visualidades hegemônicas no que tange às questões de gêneros e sexualidades, propondo formas de performar as masculinidades que não estão atreladas à violência. A pesquisa joga luz sobre a necessidade de criar espaços nas Universidades para que se discutam as violências embasadas em gênero e sexualidade, uma vez que é necessário um esforço coletivo para seu combate.
Abstract: Este estudio propone investigar qué y cómo las imágenes educan sobre el género y la sexualidad. Observamos el potencial educativo de las visualidade y contravisualidades a través de una pesquisa desarrollada en el campo con un grupo de estudiantes del curso de Artes Visuales de la Universidad Federal de Goiás, en un proyecto de iniciación científica formado por personas con identidades de género relacionadas con las masculinidades. El grupo sirvió como espacio de discusión sobre las imágenes con las que estos estudiantes tienen contacto y cómo pueden servir para construir y solidificar ideas sobre las masculinidades que perpetúan la violencia de género. Como contrapunto, se fomentó el diálogo con otras imágenes, cuyos discursos subvierten las visualidades hegemónicas respecto a las cuestiones de género y sexualidad, proponiendo formas de interpretar las masculinidades que no están vinculadas a la violencia. La investigación arroja luz sobre la necesidad de crear espacios en las universidades para discutir la violencia basada en el género y la sexualidad, ya que es necesario un esfuerzo colectivo para combatirla.
Palavras-chave: Cultura visual
Masculinidades
Culturas patriarcais
Gênero
Licenciatura
Cultura visual
Masculinidades
Culturas patriarcales
Género
Estudios universitarios
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (RG)
Citação: BRITO, Marcus Vinícius Turíbio de. Confrontar complexos de visualidade patriarcais: a montagem de imagens e masculinidades com estudantes de licenciatura em artes visuais. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20700
Data de publicação: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Marcus Vinícius Turíbio de Brito - 2022.pdf7,95 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons