Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20701
Tipo do documento: TCC
Título: O material didático-pedagógico no ensino de arte: reflexões, relatos e mediadores educativos para o contexto escolar
Autor: Machado, Angélica Moraes
Primeiro orientador: Soares, Marcos Antônio
Primeiro membro da banca: Soares, Marcos Antônio
Arantes, Kelly Christina Mendes
Olivieri, Luiz Henrique Arantes Araújo
Resumo: Este estudo tem como tema os materiais didático-pedagógicos no campo do ensino de Artes Visuais, o qual foi tratado em seus aspectos conceituais e nas suas especificidades e possibilidades de utilização e produção no contexto escolar. Para tanto, através de uma pesquisa exploratória, busquei autores que tratem especificamente sobre o tema, analisando as relações construídas ao longo do meu percurso como estudante no ensino fundamental e na graduação, no curso de Licenciatura em Artes Visuais. A partir das análises, reflexões e relatos, pautando-se numa perspectiva crítica, foi possível perceber que os materiais didáticos-pedagógicos podem ser um apoio valioso aos/às docentes, sendo estes objetos mediadores que relacionam os conteúdos em arte com as práticas artísticas e as subjetividades dos sujeitos. O texto destaca alguns aspectos importantes sobre as possibilidades de uso destes materiais no contexto pandêmico e a relevância da tecnologia como recurso pedagógico em tempos de virtualidades acentuadas. Destaca como o material didático-pedagógico pode ser um recurso indispensável ao/à docente e aos/às estudantes como apoio e mediador de processos de ensino-aprendizagem da Arte.
Abstract: This study has as its theme the didactic-pedagogical materials in the field of Visual Arts teaching, which was treated in its conceptual aspects and in its specificities and possibilities of use and production in the school context. For that, through an exploratory research, I looked for authors that deal specifically with the theme, analyzing the relationships built along my path as a student in elementary school and graduation, in the Degree in Visual Arts. From the analyses, reflections and reports, based on a critical perspective, it was possible to perceive that the didactic-pedagogical materials can be a valuable support to the teachers, being these mediating objects that relate the contents in art with the artistic practices and the subjectivities of the subjects. The text highlights some important aspects about the possibilities of using these materials in the pandemic context and the relevance of technology as a pedagogical resource in times of accentuated virtualities. It highlights how the didactic-pedagogical material can be an indispensable resource for the teacher and the students as support and mediator of the teaching-learning processes of Art.
Palavras-chave: Material didático-pedagógico
Ensino de arte
Mediação
Arte
Educação
Didactic-pedagogical material
Art teaching
Mediation
Art
Education
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (RG)
Citação: MACHADO, Angélica Moraes. O material didático-pedagógico no ensino de arte: reflexões, relatos e mediadores educativos para o contexto escolar. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20701
Data de publicação: 4-Abr-2022
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Angélica Moraes Machado - 2022.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons