Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20710
Tipo do documento: TCC
Título: Zine: arte, resistência e ações pedagógicas
Autor: Sousa, Diego El Khouri
Primeiro orientador: Abreu, Carla Luzia de
Primeiro membro da banca: Abreu, Carla Luzia de
Andraus, Gazy
Meira, Elinaldo da Silva
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo contribuir para a construção do pensamento crítico/reflexivo sobre o universo dos zines e ampliação do conhecimento nos processos de ensino e aprendizagem que utilizam essa mídia como recurso pedagógico. O foco são os espaços não-formais de educação e a intenção deste Trabalho de Final de Curso foi analisar a potencialidade didática do zine, através de relatos e experiências de artistas, educadores e educadoras sociais com experiências em espaços carcerários no Brasil. Para tanto, foi utilizada a abordagem da pesquisa bibliográfica, para selecionar os autores e autoras e sistematizar as relações entre conceitos, ideias e características dos projetos educativos nos quais o zine serviu como ponte para as ações. Por último, é apresentado um roteiro para o desenvolvimento de uma oficina de criação de zines, com a intenção de auxiliar o professorado e agentes culturais na construção de práticas pedagógicas que fazem uso da linguagem dos zines nos processos de mediação.
Abstract: This work aims to contribute to the construction of critical/reflective thinking about the universe of zines and expansion of knowledge in the teaching and learning processes that use this media as a pedagogical resource. The focus is on the nonformal spaces of education and the intention of this Final Course Work was to analyze the didactic potential of the zine, through reports and experiences of artists, educators and social educators with experiences in prison spaces in Brazil. For this purpose, the bibliographic research approach was used to select authors and systematize the relationships between concepts, ideas and characteristics of educational projects in which the zine served as a bridge for actions. Finally, a script for the development of a zine creation workshop is presented, with the intention of helping teachers and cultural agents in the construction of pedagogical practices that make use of the language of zines in mediation processes.
Palavras-chave: Zine
Autonomia
Ensino de arte
Educação não-formal
Zine
Autonomy
Art teaching
Non-formal education
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (RG)
Citação: SOUSA, Diego El Khouri. Zine: arte, resistência e ações pedagógicas. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20710
Data de publicação: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Diego El khouri Sousa - 2022.pdf2,43 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons