Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20711
Tipo do documento: TCC
Título: "E se eu abrir essa porta agora" ensinar e aprender: a arte do encontro entre as diferenças
Autor: Andrade, Suzane Oliveira
Primeiro orientador: Martins, Alice Fátima
Primeiro membro da banca: Martins, Alice Fátima
Boleão, Josseir
Meira, Elinaldo da Silva
Resumo: Este trabalho trata da experiência em criar com arte, no contexto de educação não formal, cuja aprendiz tem o diagnóstico de transtorno do espectro autista. O processo é apoiado nas relações entre aprender e ensinar, orientado pelas proposições das pedagogias de fronteira, em que o preceptor, a preceptora primeiro escuta, observa, analisa e compreende a melhor forma de aproximar a pessoa aprendiz do pensamento artístico, apresentando propostas de interação com elementos da arte entre livros, materiais de linguagens artísticas tais como argila, pintura e desenho. A finalidade da proposta em questão consiste em propiciar a construção de uma expressão artística intuitiva e autônoma, baseada no sentir, no fazer artístico, dentro da contextualização entre o aprender e ensinar para então criar. Desse modo, se pretende proporcionar uma aproximação com as linguagens artísticas, auxiliando para o melhor desenvolvimento da relação das emoções. Por meio da arte buscamos desenvolver a empatia, no reconhecimento do outro, pois é no contato com o outro que entendemos melhor quem somos. A partir dessa relação de alteridade é possível aprender novas formas de se expressar, e acima de tudo de se humanizar.
Abstract: This work deals with the experience of creating with art, in the context of non-formal education, whose apprentice is diagnosed with autism spectrum disorder. The process is supported by the relationships between learning and teaching, guided by the propositions of border pedagogies, in which the preceptor, the preceptor first listens, observes, analyzes and understands the best way to bring the apprentice person closer to artistic thinking, presenting proposals for interaction. with elements of art between books, materials from artistic languages such as clay, painting and drawing. The purpose of the proposal in question is to provide the construction of an intuitive and autonomous artistic expression, based on feeling, on artistic doing, within the context between learning and teaching and then creating. In this way, it is intended to provide an approach to artistic languages, helping to better develop the relationship of emotions. Through art we seek to develop empathy, in the recognition of the other, because it is in the contact with the other that we better understand who we are. Based on this relationship of alterity it is possible to learn new ways of expressing oneself, and above all of humanizing oneself.
Palavras-chave: Artes visuais
Pedagogias de fronteira
Alteridade
Autismo
Visual arts
Border pedagogies
Alterity
Altism
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (RG)
Citação: ANDRADE, Suzane Oliveira. "E se eu abrir essa porta agora" ensinar e aprender: a arte do encontro entre as diferenças. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20711
Data de publicação: 4-Abr-2022
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Suzane Oliveira Andrade - 2022.pdf7,29 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons