Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20715
Tipo do documento: TCC
Título: O ensino da arte para pessoas com deficiência visual sob a perspectiva dos docentes do CAP/CEBRAV
Título(s) alternativo(s): The teaching of art for people with visual impairments from the perspective of CAP/CEBRAV teachers
Autor: Santos, Jane Vieira dos
Primeiro orientador: Araújo, Michell Pedruzzi Mendes
Primeiro membro da banca: Araújo, Michell Pedruzzi Mendes
Oliveira, Ana Flávia Teodoro de Mendonça
Viana, Cynthia Maria Jorge
Resumo: Este estudo objetivou compreender a relevância da arte para os processos de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência visual, a partir da perspectiva de docentes do CAP/CEBRAV. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa exploratória, levantamos dados que contribuíram para um melhor entendimento do assunto em questão. Para analisar os dados coletados a partir dos questionários, utilizamos a Teoria Histórico-Cultural, proposta por Vigotski e colaboradores, sobretudo a partir da obra desse autor bielorrusso intitulada Psicologia da Arte. Diante disso, por intermédio desse estudo, buscamos indícios que possibilitaram a compreensão da importância da arte para os processos de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência visual, como também as abordagens e metodologias que favoreceram esses processos de ensino e aprendizagem. Como resultados temos que, por meio do ensino da arte realizado com uma mediação adequada pelos docentes, a pessoa com deficiência visual, assim como qualquer enxergante, é capaz de alcançar grandes feitos. Nesse sentido, compreende-se que o ensino de arte adaptado para as pessoas com deficiência visual é de grande importância, pois promove o desenvolvimento de habilidades motoras e espaciais, outrossim, contribui de forma significativa para o seu ensino e aprendizagem em geral, favorecendo também o seu desenvolvimento social e a sua autonomia.
Abstract: This study aimed to understand the relevance of art to the teaching and learning processes of people with visual impairments, from the perspective of CAP/CEBRAV teachers. In this sense, through an exploratory research, we collected data that contributed to a better understanding of the subject in question. To analyze the data collected from the questionnaires, we used the Historical-Cultural Theory, proposed by Vygotsky and collaborators, especially from the work of this Belarusian author entitled Psychology of Art. Therefore, through this study, we seek evidence that made it possible to understand the importance of art for the teaching and learning processes of the visually impaired person, as well as the approaches and methodologies that favored these teaching and learning processes. As a result we have that, through the teaching of art carried out with an adequate mediation by the teachers, the visually impaired person, as well as any sighted person, is able to achieve great deeds. In this sense, it is understood that the teaching of art adapted for people with visual impairment is of great importance, as it promotes the development of motor and spatial skills, in addition, it contributes significantly to their teaching and learning in general, also favoring their social development and autonomy.
Palavras-chave: Ensino de artes
Deficiência visual
CAP/CEBRAV
Aprendizagem
Teoria histórico-cultural
Teaching of arts
Visual impairment
CAP/CEBRAV
Learning
Historical-cultural theory
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: SANTOS, Jane Vieira dos. O ensino da arte para pessoas com deficiência visual sob a perspectiva dos docentes do CAP/CEBRAV. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20715
Data de publicação: 12-Abr-2022
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Jane Vieira dos Santos - 2022.pdf698,03 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons