Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20716
Tipo do documento: TCC
Título: Leitura na EJA: (re)construindo relações com o mundo social
Título(s) alternativo(s): Reading in the youth and adult education context: reshaping relations with society
Autor: Ferreira, Rafaella Rodrigues dos Santos
Primeiro orientador: Viana, Cynthia Maria Jorge
Primeiro membro da banca: Viana, Cynthia Maria Jorge
Oliveira, Fabiane Lopes de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos, especialmente a respeito da importância da leitura, que pode proporcionar aos alunos (re)conexões de pertencimento ao mundo social. Trata-se de um estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa, baseado em estudos relacionados a temática por meio de fontes teóricas como artigos científicos, textos acadêmicos e livros. As principais referências foram, dentre outras: Haddad e Di Pierro (2000), apresentando elementos sobre a história da EJA; Martins (1984), trazendo reflexões sobre o processo de aquisição da leitura e, Paulo Freire, principal teórico deste trabalho, contribuindo com a concepção de educação e a importância do ato de ler, por meio de suas obras: A importância do ato de ler: três artigos que se completam (2003) e Pedagogia do Oprimido (2018). No intuito de organizar as discussões a respeito da leitura na EJA, o trabalho divide-se em dois capítulos. No primeiro capítulo, contextualizou-se a constituição histórica e as principais Leis regulamentadoras desta modalidade de ensino no Brasil, identificando a importância da leitura e da escrita para o público da EJA. No segundo capítulo, refletiu-se sobre a concepção de educação e a importância do ato de ler em Paulo Freire, e buscou-se compreender a leitura como uma prática social, que pode permitir a (re)construção das relações entre realidade e educando. Entende-se que o contato com a leitura, na Educação de Jovens e Adultos, pode permitir que os alunos experimentem diversas leituras de mundo, ultrapassando o ensino do único sentido das letras.
Abstract: This work aims to reflect on Youth and Adult Education (YAE), especially regarding the importance of reading, which can provide students with the necessary tools that enables (re)connections to their social environment and helps strengthen their social bonds. This bibliographical, qualitative work, founded upon studies related to the matter at hand, resorts to theoretical sources such as scientific articles, academic texts, and books. The main references were, among others, Haddad e Di Pierro (2000), who present elements of the history of YAE; Martins (1984), who brings forward reflections about the process of reading acquisition; and this work’s chief theorist, Paulo Freire, who contributes to the concept of education and to the ideas on the importance of reading, in his works, A importância do ato de ler: três artigos que se completam (2018) [The importance of the act of reading: 3 complementary articles] and Pedagogia do oprimido (2018) [existing English translation: Pedagogy of the oppressed]. In order to organize the discussion in regards to the act of reading in the YAE, we divided this work in two chapters. In the first one, we contextualized the historical constitution and the principal laws that regulate this modality of teaching in Brazil, identifying the importance of reading and writing in the YAE context. In the second chapter, we reflected upon the concept of education and the importance of reading in Paulo Freire and we sought to understand reading as a social practice that can allow the (re)construction of relations between reality and the student. We find that in Youth and Adult Education the practice of reading can allow students to experiment with multiple ways of reading the world, thus transcending the teaching of a single meaning in words.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Leitura
Leitura de mundo
Paulo Freire
Pertencimento social
Youth and adult education
Reading
Reading the world
Paulo Freire
Social belonging
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: FERREIRA, Rafaella Rodrigues dos Santos. Leitura na EJA: (re)construindo relações com o mundo social. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20716
Data de publicação: 1-Abr-2022
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Rafaella Rodrigues dos Santos Ferreira - 2022.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons