Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20718
Tipo do documento: TCC
Título: Bullying e cyberbullying no ambiente escolar: estratégias para identificação e enfrentamento
Título(s) alternativo(s): Bullying and cyberbullying in school environment: strategies to identify and confront it
Autor: Lago, Rosângela Aparecida Pereira do
Primeiro orientador: Viana, Cynthia Maria Jorge
Primeiro membro da banca: Viana, Cynthia Maria Jorge
Santos, Soraya Vieira
Resumo: A presente pesquisa reflete sobre a existência do bullying e do cyberbullying no ambiente escolar, assim como suas características, consequências e possíveis estratégias a serem adotadas no enfrentamento destes fenômenos. O trabalho foi realizado por intermédio de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, que utilizou fontes teóricas como artigos científicos, livros, textos acadêmicos e Leis referentes a temática. Dentre os principais autores que fundamentaram essa discussão estão: Coelho (2003; 2011), Fante (2005), Fante e Pedra (2008), Maldonado (2011), Miranda (1989) e Silva (2010). No intuito de organizar as discussões, o estudo se divide em dois capítulos. No primeiro, busca-se entender como a educação e o ambiente escolar são instâncias para a constituição e a socialização humana e, também, compreender como, dentre os aspectos da socialização na vida escolar, o bullying e o cyberbullying tomam forma na escola. No segundo capítulo, discorre-se acerca das consequências do bullying e do cyberbullying para todos os envolvidos no fenômeno, vítima, agressor e espectador, bem como sobre as estratégias de enfrentamento a estes eventos. Entende-se que apesar do caráter formal das escolas, o seu papel não envolve somente a mera transmissão do conhecimento, estendendo-se à formação da subjetividade e à possibilidade de socialização dos alunos em um ambiente escolar menos violento. A escola e a família, como instituições determinantes para a formação dos sujeitos, precisam estar atentas para promoverem estratégias de conscientização e ações preventivas contra o bullying e o cyberbullying.
Abstract: The present research reflects about the existence of bullying and cyberbullying in the school environment, as well as its characteristics, consequences and possible strategies to be adopted in the fight against those. The research was carried out through a qualitative, bibliographic inquiry that uses theoretical sources as scientific articles, books, academic texts and Laws related to the theme. The main authors who substantiated this research were: Coelho (2003; 2011), Fante (2005), Fante and Pedra (2008), Maldonado (2011), Miranda (1989) and Silva (2010). In order to organize the discussions about the theme, the study is divided in two chapters. The first one seeks not only to understand how education and school environment are tools for human constitution and socialization, but to comprehend how, among the aspects of socialization in school life, bullying and cyberbullying take shape. In the second chapter, the consequences of bullying and cyberbullying for all those involved in the phenomenon (victims, aggressor and bystanders) are discussed, as well as the coping strategies for these events. It is understood that, despite the formal nature of the school, its role doesn’t comprehend only the mere transfer of knowledge, extending itself to building subjectiveness and the possibility of socialization of students in a less violent school environment. The school and the family, as determining institutions for character building, need to be vigilant to promote awareness strategies and preventive measures against bullying and cyberbullying.
Palavras-chave: Ambiente escolar
Socialização
Violência na escola
Bullying/cyberbullying
Consequências e estratégias de enfrentamento
School environment
Socialization
School violence
Bullying/cyberbullying
Consequences and coping strategy
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: LAGO, Rosângela Aparecida Pereira do. Bullying e cyberbullying no ambiente escolar: estratégias para identificação e enfrentamento. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20718
Data de publicação: 13-Abr-2022
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Rosângela Aparecida Pereira do Lago - 2022.pdf507,58 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons