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Tipo do documento: TCC
Título: O magistério entre a tradição e o desenvolvimento cultural
Título(s) alternativo(s): Magistery between tradition and cultural development
Autor: Godoi, Luí Pereira
Primeiro orientador: Bordignon, Talita Francieli
Primeiro membro da banca: Bordignon, Talita Francieli
Viana, Cynthia Maria Jorge
Resumo: O presente estudo reflete de uma forma introdutória e com referencial na Teoria Crítica, sobre o magistério e o exercício do educador, desde a sua construção, como a forma que o exercício foi constituído na Grécia, a sua expressão na civilização ocidental com a profissão dos padres e posteriormente, com a atuação de pedagogos. Dá especial atenção a situação desta profissão, no Brasil. Com a destituição das formas conceituais, apresenta a queda da metafísica e a sua relação intrínseca com a formação e a semiformação, com a democracia, a ditadura e com a integração. Acompanhando estes processos, indica a proletarização dos professores enquanto uma tendência inerente a expansão e modus operandi do progresso. No contexto da educação, já se produzia no Brasil, a expressão da produção massificada, desde o higienismo e talvez antes deste. Enxerga, nas alterações produzidas no magistério e em sua primeira tradição moderna, pré- burguesa, o estabelecimento de uma classe de professores, majoritariamente, professoras, pacífica com o estado recém alcançado que, logo se modificou, com o rápido avanço do progresso, produzindo a proletarização da recente classe formada. Além disso, pontua características novas da relação entre a classe ascendente e descendente de professores, uma delas é a constituição da maior classe trabalhadora e política do país, que vai se solidificando tanto subjetiva quanto objetivamente. Neste ponto, questiona o sentido de projetos políticos contrários a atuação dos professores, em devido contexto democrático.
Abstract: The present study reflects, in an introductory way and with reference to the Critical Theory, about the teaching and the exercise of the educator, since its construction, such as the way the exercise was constituted in Greece, its expression in Western civilization with the profession of priests and later, with the performance of pedagogues. Special attention is given to the situation of this profession in Brazil. With the dismissal of conceptual forms, he presents the fall of metaphysics and its intrinsic relationship with formation and semi-formation, with democracy, dictatorship and integration. Accompanying these processes, he indicates the proletarianization of teachers as a trend inherent to the expansion and modus operandi of progress. In the context of education, the expression of mass production was already being produced in Brazil, since hygienism and perhaps before that. He sees in the alterations produced in the teaching profession and in its first modern tradition, pre-bourgeois, the establishment of a class of teachers, mostly women teachers, peaceful with the newly achieved state that soon changed with the rapid advance of progress, producing the proletarianization of the newly formed class. Furthermore, he points out new features of the relationship between the ascending and descending classes of teachers, one of which is the constitution of the country's largest working and political class, which is solidifying both subjectively and objectively. At this point, it questions the meaning of political projects contrary to the performance of teachers, in due democratic context.
Palavras-chave: Democracia
Formação
Ideologia
Emancipação
Metafísica
Democracy
Formation
Ideology
Emancipation
Metaphysics
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: GODOI, Luí Pereira. O magistério entre a tradição e o desenvolvimento cultural. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20768
Data de publicação: 11-Abr-2022
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