Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20789
Tipo do documento: TCC
Título: O ensino de arte na Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA): contexto covid no ano 2021 na cidade de Goiânia
Autor: Silva, João Pedro Alves da
Primeiro orientador: Meira, Elinaldo da Silva
Primeiro membro da banca: Meira, Elinaldo da Silva
Olivieri, Luiz Henrique Arantes Araújo
Lima, Renato Cândido de
Resumo: O objetivo desta monografia é tratar das questões de ensino de artes, com especial atenção ao ensino de artes visuais, na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), em Goiânia também conhecida como EAJA (Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos). Esta pesquisa foi despertada no contexto da realização do Estágio Supervisionado Obrigatório III, realizado durante o ano de 2021, em situação do ensino remoto emergencial, seja a experimentada enquanto estudante de Artes Visuais na Universidade Federal de Goiás, seja na condição de estagiário em escolas municipais. Parte da experiência pessoal como ex-estudante de EAJA em Goiânia, em seguida busco discutir a importância desta modalidade enquanto meio de acesso à formação em nível de Ensino Médio, potencializando-se a inserção no Ensino Superior. Busco, ainda, analisar questões como precarização, descaso público; entrevisto ex-estudantes e docentes atuantes em EAJA. Este trabalho observou como foram as estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Educação goianiense diante da experiência de ensino remoto. Perpassamos por documentos sejam federais ou municipais que incluem o EJA no âmbito de suas discussões. Os resultados dessa pesquisa de caráter expositivo foi o de ampliar a visão sobre o sujeito da EJA, e a importância desta modalidade como ferramenta de transformação social.
Abstract: The objective of this monograph is to address the issues of art teaching, with special attention to the teaching of visual arts, in the Education for Youth and Adults modality, in the city of Goiânia.This research was born during the Compulsory Supervised Internship, carried out during the year 2021. At that time, we lived in an emergency remote teaching situation. This study uses biographical elements, but prioritized other issues, such as: the importance of Education for Youth and Adults, the precariousness of public schools, the lack of government interest in the subject. Interviews were conducted with former students, as well as with teachers. This work observed how the strategies adopted by the Municipal Department of Education of Goiânia were during the remote teaching experience. We analyzed legal documents, and resorted to specialized bibliography. We believe that we accomplished our task, and left a small but important legacy for the Visual Arts Education area.
Palavras-chave: EAJA
Relato biográfico
Políticas públicas de educação
Ensino de Arte
Autonomia
Youth and adult education
Biographical account
Public education policies
Art education
Autonomy
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Artes Visuais (RG)
Citação: SILVA, João Pedro Alves da. O ensino de arte na Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA): contexto covid no ano 2021 na cidade de Goiânia . 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20789
Data de publicação: 4-Abr-2022
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - João Pedro Alves da Silva - 2022.pdf13,72 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons