Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20795
Tipo do documento: TCC
Título: Um olhar para a deficiência visual: a educação nos anos iniciais e os paradigmas da inclusão
Título(s) alternativo(s): A look at visual impairment: early years and the paradigms os inclusion
Autor: Ramos, Nilva Evangelista
Primeiro orientador: Viana, Cynthia Maria Jorge
Primeiro membro da banca: Viana, Cynthia Maria Jorge
Oliveira, Ana Flávia Teodoro de Mendonça
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender as transformações educacionais no que se referem à educação inclusiva, especificamente nos anos iniciais, e que contribuem para uma educação emancipatória de crianças com deficiência visual. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, que recorre a fontes teóricas como artigos científicos, livros, textos acadêmicos e Leis referentes à temática. Os principais autores que fundamentaram esse trabalho foram: Amiralian (2003), Mantoan (2003) e Mendes (2006). O trabalho se divide em dois capítulos. No primeiro, apresentam-se conceitos e questões que são fundamentais para entender a inclusão e a deficiência visual, visando uma sociedade inclusiva e democrática. No segundo capítulo, discute-se a escola, a formação continuada do professor e os desafios para desenvolver atividades adaptadas para a criança com deficiência visual. Compreende-se que as crianças com qualquer tipo de deficiência podem e devem estar inseridas no mesmo ambiente escolar com crianças sem deficiência. As relações de convivência múltipla refletem acerca do reconhecimento da diversidade, que assegura a todos os envolvidos uma construção coletiva que possibilite aos sujeitos, o ensino e a aprendizagem observando as singularidades. A importância da mediação pedagógica do professor agrega conhecimentos adquiridos por meio da formação inicial e continuada, a qual possibilita ao educando com deficiência visual o desenvolvimento e a aprendizagem a partir dos anos iniciais.
Abstract: The present research aims to comprehend the educational transformation regarding inclusive education, specifically to the early years, and that contribute to an emancipatory education of visually impaired children. It is a bibliographic study, of qualitative approach, which uses theoretical sources as scientific articles, books, academic texts, and Laws related to the theme. The main authors who substantiated this research were: Amiralian (2003), Mantoan (2003) and Mendes (2006). The research is divided in two chapters. In the first one, concepts and issues that are fundamental to comprehend inclusion and visual impairment are presented, aiming at an inclusive and democratic society. In the second chapter, it is discussed the school, the continuing education of the teacher and the challenges to develop adapted activities for the visually impaired child. It is understood that children with any type of disability can and should be included in the same school environment as children without disabilities. The coexistence relationship of children with and without disabilities reflect on the recognition of diversity, which ensures to all those involved a collective constution that allow the subjects, teaching and learning observing singularities. The importance of the teacher’s pedagogical mediation adds knowledge acquired through initial and continuing education, which enables the visually impaired student to develop and learn from the eraly years.
Palavras-chave: Deficiência visual
Educação inclusiva
Anos iniciais
Formação continuada
Inclusion
Visual impairment
Inclusive education
Early Years
Continuing education
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: RAMOS, Nilva Evangelista. Um olhar para deficiência visual: a educação nos anos iniciais e os paradigmas da inclusão. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20795
Data de publicação: 13-Abr-2022
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Nilva Evangelista Ramos - 2022.pdf983,55 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons