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Tipo do documento: TCC
Título: Formação de professores no Brasil no período 2011 a 2021: avanços, embates e perspectivas
Título(s) alternativo(s): Teacher training in Brazil from 2011 to 2021: advances, clashes and perspectives
Autor: Silva, Sandra Soares da
Primeiro orientador: Oliveira, João Ferreira de
Primeiro coorientador: Oliveira, Fabiane Lopes de
Primeiro membro da banca: Oliveira, João Ferreira de
Oliveira, Fabiane Lopes de
Araújo, Denise Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a formação de professores no Brasil no período 2011 a 2021, trazendo um aporte teórico, mesmo que de forma resumida, sobre os impactos e desafios da formação docente, tendo em vista o entendimento das mudanças nas políticas educacionais que impactam a formação no contexto atual. A implementação da BNCC e da Resolução CNE/CP n. 02/2019, que revoga a Resolução CNE/CP n. 02/2015, trazem mudanças significativas para a formação de professores. Na compreensão deste processo, destacam-se as análises de Luiz Carlos de Freitas (2018), especialmente em seu livro A Reforma Empresarial da Educação e no seu blog Avaliação Educacional. Sobressai-se, ainda, as contribuições do blog da professora Helena Costa Lopes de Freitas intitulado Formação de Professores. Além desses, dentre os autores que dão suporte a este estudo, destaca-se: Gonçalves (2021), Freitas (2021), Silva (2021), Lino (2021), Dourado (2021), Melo (2021) e Freitas (2021). Ressaltam-se também as contribuições das instituições e entidades como a Anfope, que promove diversos eventos relevantes e discussões em prol da educação e formação de professores. Este trabalho constituise de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que se baseou em legislações, notadamente, a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei nº 9.394/1996), a Lei nº 12.796/2013, que altera a LDB, o Plano Nacional de Educação - PNE (Lei nº 13.005/2014), as diversas Diretrizes Curriculares Nacionais e, por último, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, de 2017. Ressalta-se, especificamente no presente trabalho, a temática da formação de professores, segundo as Resoluções CNE/CP n. 02/2015 e CNE/CP n. 02/2019, que atualmente são distintas, porém criadas com o mesmo objetivo. Este trabalho de conclusão de curso consiste em mostrar o quanto os professores são importantes para a formação humana, a quão necessária é a valorização e o respeito social para com esta profissão. Destaca as influências políticas no âmbito educacional, as interferências dos grandes empresários na educação brasileira e a influência do neoliberalismo, com destaque para a importância que a luta coletiva tem para a democratização da educação, como se observa no esforço das entidades que buscam fortalecer a categoria, tais como: Anfope, Anped, Anpae e Forumdir. A notabilidade da formação inicial e continuada dos professores são altamente importantes e centrais neste trabalho, buscando problematizar temáticas, como a luta pelo direito à educação e piso salarial nacional dos professores e demais benefícios. Destaca-se ainda como temáticas e questões centrais nesse trabalho: o exame do crescimento dos cursos de formação de professores EaD no Brasil; a fragmentação dos currículos e a falta de investimentos na educação, bem como a precarização do trabalho docente com a exploração da mão de obra; a falta de concursos e profissionais específicos de cada área, que impactam positivamente a qualidade do ensino das escolas públicas; a desvalorização da profissão; a concepção de educação, tratada como mercadoria; a retomada do tecnicismo; as condições de trabalho nas escolas públicas; a valorização do privado em detrimento do público; a implementação BNC de formação de professores atrelada da BNCC.
Abstract: This paper aims to understand the teacher’s training in Brazil from the period of 2011 to 2021, bringing a theoretical contribution, even if briefly, about the impacts and challenges of teacher’s training, to understand the changes in educational policies that impact training in the current context. Implementing the BNCC and Resolution CNE/CP n. 02/2019, which revokes Resolution CNE/CP n. 02/2015, brings significant changes to teacher education. In comprehension of this process, stand out Luiz Carlos de Freitas (2018) analyses especially in his book The Business Reform of Education and in his blog Educational Evaluation. The contributions of Professor Helena Costa Lopes de Freitas' blog entitled Formação de Professores (Teacher' s Training) are also highlighted. Besides these, among the authors who support this study, stand out: Gonçalves (2021), Freitas (2021), Silva (2021), Lino (2021), Dourado (2021), Melo (2021), and Freitas (2021). I also highlight the contributions of institutions and entities such as Anfope, which promotes several relevant events and discussions on behalf of education and teacher’s training. This work is a qualitative bibliographical research that was based on legislation, notably, the Federal Constitution, the Law of Directives and Bases of National Education - LDB (Law No. 9.394/1996), Law No. 12.796/2013, which amends the LDB, the National Education Plan - PNE (Law No. 13.005/2014), the various National Curriculum Guidelines and, finally, the Common National Curriculum Base - BNCC, 2017. I highlight, specifically in this work, the theme of teacher’s training, according to Resolutions CNE/CP n. 02/2015 and CNE/CP n. 02/2019, which are currently different but created with the same goal. This end-of-course work consists of showing how important teachers are for human formation, and how necessary is the valorization and social respect for this profession. It highlights the political influences in the educational field, the interference of the big businessmen in Brazilian education, and the influence of neoliberalism, emphasizing the importance of the collective struggle for the democratization of education, as can be seen in the efforts of the entities that seek to strengthen the category, such as Anfope, Anped, Anpae, and Forumdir. The notability of teachers' initial and continuing education is highly important and central to this work, seeking to problematize themes, such as the fight for the right to education and the national salary floor for teachers and other benefits. I also highlight as central themes and issues in this work the examination of the growth of EaD teacher training courses in Brazil; the fragmentation of the curricula and the lack of investments in education, as well as the precariousness of the teaching work with the exploitation of labor; the lack of competitive examinations and specific professionals for each area, which positively impact the quality of teaching in public schools; the devaluation of the profession; the conception of education, treated as merchandise; the resumption of technicism; the working conditions in public schools; the valorization of the private over the public; the implementation of the BNC teacher’s training linked to the BNCC.
Palavras-chave: Formação de professores
Valorização docente
Políticas e reforma da educação
Teacher's training
Teacher's valorization
Reform of education and its policies
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: Silva, Sandra Soares da. “Formação de professores no Brasil no período 2011 a 2021: avanços, embates e perspectivas”. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20868
Data de publicação: 1-Abr-2022
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