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Tipo do documento: Artigo publicado em periódico científico
Título: A impessoalidade da educação burguesa: sentido e gênese
Autor: Guimarães, Ged
Abstract: Neste artigo, procura-se demonstrar a diferença de sentido do processo de formação que a sociedade de corte e a sociedade burguesa produzem. Parte-se do princípio de que os fundamentos da modernidade pedagógica são constituídos na sociedade de corte. O que as relações burguesas alteraram, no que diz respeito à educação, foram os pressupostos pessoais de apreço, estima e consideração ao hierarquicamente superior, para a impessoalidade própria de seus princípios constitutivos. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ This paper shows the different understandings of the process of formation which the court and bourgeois societies produce. It starts from the principle that the basics of pedagogic modernity are constituted in the court society. In terms of education, the bourgeois relations changed the personal presuppositions of regard, esteem and consideration for the hierarchically superior, to the impersonality, characteristic of its constitutive principles.
Citação: GUIMARÃES, Ged. A impessoalidade da educação burguesa: sentido e gênese. Inter-Ação, Goiânia, v. 30, n. 1, jan./jun. 2005. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/1292/1344>.
Tipo de acesso: Open Access
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/209
Data de publicação: 21-Mai-2005
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