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Tipo do documento: TCC
Título: As nuances da exclusão/inclusão perversa para a precarização do trabalho
Título(s) alternativo(s): The nuances of perverse exclusion/inclusion for precariousness of work
Autor: Araújo, Bruna da Silva
Primeiro orientador: Viana, Cynthia Maria Jorge
Primeiro membro da banca: Viana, Cynthia Maria Jorge
Freitas, Joana Alice Ribeiro de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as dimensões contribuitivas de uma dinâmica exclusão/inclusão perversa para o fortalecimento da exploração e da precarização do trabalho. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo, baseado em referências teóricas, fontes bibliográficas e/ou digitais, livros e artigos acadêmicos. As principais referências foram os seguintes autores: Sawaia (1995; 2014) e Frigotto (2010), tratando respectivamente do adoecimento da classe trabalhadora e das reflexões acerca dos fenômenos da exclusão e da inclusão perversa; Antunes (2015; 2020), sobre o capitalismo destrutivo e a precarização estrutural do trabalho; e, Marx (2014), em relação às especificidades do modo de produção capitalista na obra “O capital”, especificamente, o Livro I. O trabalho foi elaborado e dividido em dois capítulos. O primeiro capítulo contempla o binômio conceitual exclusão/inclusão, contextualizando conceitos como o sofrimento ético-político e as características da exclusão/inclusão perversa, bem como suas ponderações na concretização da desigualdade. No segundo capítulo, refletiu-se a respeito do processo de precarização do trabalho na sociedade contemporânea, assim como as novas características do mundo do trabalho, os principais aspectos da naturalização e desqualificação do trabalhador explorado e sobre a relação entre a exclusão social e a inclusão e a perpetuação da exploração e da desigualdade. Neste sentido, entende-se que nas constituições e peculiaridades atuais do mundo do trabalho os maiores desafios são destinados à classe trabalhadora, marginalizada e oprimida, que tem sido a classe prejudicada com essas tentativas ilusórias de inclusão, que pelo contrário, degradam e fragmentam a classe trabalhadora.
Abstract: The present work aims to reflect on the contributing dimensions of the perverse exclusion/inclusion which reinforces the exploitation and precariousness of work. The research was accomplished from a bibliographic study, of a qualitative nature, based on theoretical references, bibliographic and/or digital sources, books, and academic articles. The main references were: Sawaia (1995; 2014), which deals respectively with the illness of the working class and reflects on the phenomena of exclusion and inclusion; Antunes (2015; 2020), which ponders on destructive capitalism and the structural precariousness of work; and, Marx (2014), in concern to the specificities of the capitalist mode of production in the first book of 'Capital'. This study was elaborated and divided into two chapters. The first chapter examines the term exclusion/inclusion, contextualizing concepts such as ethical-political suffering and the characteristics of perverse exclusion/inclusion, as well as their considerations in the realization of inequality. In the second chapter, it was considered the process of the work precariousness conditions in contemporary society, as well as the new characteristics of the world of work, the main aspects of the naturalization and disqualification of the exploited worker, and the relationship between social exclusion and inclusion and the perpetuation of exploitation and inequality. In this sense, it is understood that in the current constitutions and peculiarities of the world of work, the greatest challenges are designed to the working, marginalized and oppressed class, which has been the most harmed class by these illusory attempts at inclusion, which, on the contrary, degrade and fragment the working class.
Palavras-chave: Educação
Exclusão
Inclusão perversa
Trabalho
Precarização
Education
Exclusion
Perverse inclusion
Work
Precarization
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: ARAÚJO, Bruna da Silva. As nuances da exclusão/inclusão perversa para a precarização do trabalho. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/21123
Data de publicação: 1-Abr-2022
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