Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/21175
Tipo do documento: TCC
Título: Altas habilidades e superdotação: quem são esses sujeitos invisíveis?
Título(s) alternativo(s): High abilities and giftedness: who are these invisible subjects?
Autor: Almeida, Maria Alice Bernardes de
Primeiro orientador: Viana, Cynthia Maria Jorge
Primeiro membro da banca: Viana, Cynthia Maria Jorge
Araújo, Michell Pedruzzi Mendes
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a questão das altas habilidades e superdotação e quem são esses sujeitos: suas características gerais e suas relações intrapessoais e interpessoais. Também reflete sobre as questões sociais e emocionais que circundam o universo desses indivíduos. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, que recorre a fontes teóricas como artigos científicos e textos acadêmicos. As principais referências que fundamentaram a pesquisa foram: Andrade et al. (2021), Antipoff e Campos (2010), Araújo (2011), Barreto e Mettrau (2011), Chagas e Fleith (2011), Cunha e Rondini (2020), Fernandes e Viana (2009), Martins, Pedro e Ogeda (2016), Mendonça, Rodrigues e Capellini (2020), Oliveira et al. (2021), Rangni e Costa (2014) e Virgolim (2007; 2021). O estudo se dividiu em dois capítulos. No primeiro, objetivou-se discutir acerca das definições e características que compõem as altas habilidades/superdotação. Além disso, discorreu-se sobre como se dá o relacionamento interpessoal desses indivíduos e suas questões intrapessoais, destacando possíveis situações de vulnerabilidade social. No segundo capítulo, discutiu-se sobre a relação desse indivíduo nos âmbitos escolar e familiar, trazendo um olhar para questões sociais e emocionais e o esgotamento discente e docente. Entende-se que o campo das altas habilidades/superdotação é complexo e constituído de vários aspectos. Portanto, ressalta-se a importância do aprofundamento de pesquisas, a fim de diminuir mitos e tabus, identificar esses indivíduos e fornecer uma formação e orientação adequadas para as famílias e para os profissionais que trabalham com esses sujeitos – em especial professores e psicólogos – que atuam e atuarão na área.
Abstract: The present research aims on reflecting about people with High Abilities/Giftedness and who these individuals are, general characteristics and their intrapersonal and interpersonal relationships. It also reflects on social and emotional matters which surround those individuals' universes. This is a bibliographic study of qualitative approach, which uses theoretical sources such as scientific articles, books, academic texts and laws related to the theme. Among the main authors who supported this discussion are: Andrade et al. (2021), Antipoff e Campos (2010), Araújo (2011), Barreto e Mettrau (2011), Chagas e Fleith (2011), Cunha e Rondini (2020), Fernandes e Viana (2009), Martins, Pedro e Ogeda (2016), Mendonça, Rodrigues e Capellini (2020), Oliveira et al. (2021), Rangni e Costa (2014) e Virgolim (2007; 2021). The study is divided into two chapters. In the first one, the main goal was to discuss the definitions and characteristics which devise the high abilities/giftedness field. Furthermore, discusses these individuals' interpersonal relationships, highlighting possible social vulnerability situations. The second chapter talks about this individual’s relationship between school and family matters. Bringing an emphasis on social and emotional subjects and the exhaustion of teachers and students. The high abilities/giftedness field is complex and filled with different aspects, therefore this study highlights the importance of deepening researches in order to lower myths and tabus to facilitate the identification of these individuals, to provide a proper educational background and orientation to families and professionals who will work directly with these people – specially teachers and psychologists – who work and will work in the field.
Palavras-chave: Altas habilidades
Superdotação
Educação inclusiva
Relacionamentos intrapessoais e interpessoais
Questões sociais e emocionais
Esgotamento educacional
High abilities
Giftedness
Intrapersonal and interpersonal relationships
Inclusive education
Social and emotional matters
Educational exhaustion
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Pedagogia (RG)
Citação: ALMEIDA, Maria Alice Bernardes de. Altas habilidades e superdotação: quem são esses sujeitos invisíveis? 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/21175
Data de publicação: 13-Abr-2022
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Maria Alice Bernardes de Almeida - 2022.pdf729,9 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.