Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/215
Tipo do documento: Artigo publicado em periódico científico
Título: Escola, memória e construção identitária do “sem-terra”
Autor: Caume, David José
Abstract: Com base em um estudo de caso (Assentamento 16 de Março, Pontão–RS), o trabalho procura analisar como o processo de (re)produção de uma determinada memória assume funções estratégicas de controle social. Investiga-se como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) constrói e veicula uma dada memória do grupo social, particularmente no espaço escolar, no sentido de edificar a identidade sociopolítica do “sem-terra”, assegurando que os agricultores assentados continuem a pertencer às fileiras da organização. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ This is a case study (March 16th Settlement, Pontão, RS, Brazil) which analyses how the (re)production process of a specific memory assumes strategic functions of social control. It investigates how the Landless Workers’ Movement builds and disseminates a given social group memory, particularly in the school sphere, in the sense of building the sociopolitical identity of “the andless”, thereby guaranteeing that the farm workers who have been settled will continue to belong to the organization.
Citação: CAUME, David José. Escola, memória e construção identitária do “sem-terra”. Inter-Ação, Goiânia, v. 32, n. 2, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/3067/3546>.
Tipo de acesso: Open Access
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/215
Data de publicação: 10-Set-2007
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
escola_mem_constr.pdf129,18 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons