Engajamento do paciente

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2022

Autores

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cegraf UFG

Resumo

Descrição

Prezado(a) Participante, Seja bem-vindo(a) ao Microcurso Engajamento do Paciente! Este Microcurso faz parte do Programa Educacional em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (UFG). A implementação da Saúde Digital no Brasil inclui um conjunto de ações expressas na Estratégia de Saúde Digital para Brasil 2020-2028 (ESD28). Para que tais ações promovam melhoria da qualidade da atenção à saúde, é necessário que profissionais e gestores atuantes na área da saúde estejam orientados e sensibilizados e possuam ferramentas que permitam a promoção do engajamento do cidadão no uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) disponíveis no contexto do SUS. A Política Nacional de Humanização (PNH),1 quando aborda o protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos coletivos, alerta para a importância da ampliação da autonomia e da vontade das pessoas envolvidas na gestão e produção do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS) e ainda que os usuários não são só pacientes, os trabalhadores não só cumprem ordens: as mudanças acontecem com o reconhecimento do papel de cada um. Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde (p. 7).1 Assim, no decorrer deste Microcurso, você conhecerá estratégias para o engajamento do paciente no uso das TICs, no contexto da Saúde Digital, respeitando o protagonismo do cidadão, fundamentadas em uma política transversal do SUS, a HumanizaSUS. Bom estudo!!!

Palavras-chave

Tecnologia, Humanização dos serviços, Saúde, Trabalhador da saúde, Projeto de sistema centrado no usuário, Saúde digital, Sistema Único de Saúde, SUS, Programa Educacional em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás

Citação

PEDROSA, Sheila Mara (org.) et al. Engajamento do paciente. 2. ed. Goiânia: Cegraf UFG, 2022. E-book (47p.). ISBN 978-85-495-0618-4. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/21634. Acesso em: 29 nov. 2022.