Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/255
Tipo do documento: Other
Título: Investimento na avaliação de empresas no Brasil: uma análise de aderência entre a teoria e a prática de mercado
Título(s) alternativo(s): Investment in the evaluation of companies in Brazil: an analysis of adhesion between theory and market practice
Autor: Fernandes, Vitória Estanislau de Aguiar
Abstract: O processo de avaliação de empresas é fortemente praticado e discutido pelos teóricos da área. A mensuração da taxa de investimento é uma das etapas relevantes neste processo visto que as empresas buscam maximizar o seu valor de mercado a partir de elevados retornos sobre suas decisões de investimento. Este trabalho tem o objetivo central de verificar se no Brasil existe aderência entre a academia e as práticas do mercado no processo de estimação dos investimentos em capital fixo e de giro e da taxa de investimento. A pesquisa também traz uma análise entre a aderência das projeções e o realizado nas demonstrações publicadas. Quanto aos métodos adotados com intuito de atingir o propósito desta pesquisa, optou-se por um estudo exploratório-descritivo e uma pesquisa quantitativa, na qual as médias das variáveis foram comparadas estatisticamente. Para verificar a teoria, utilizou-se como fonte bibliográfica a contribuição de diversos autores sobre o assunto. Para verificar a prática do mercado brasileiro, realizou-se uma pesquisa documental através da investigação dos Laudos de Avaliação das Companhias os quais são apresentados como requisito às ofertas públicas de aquisição de ações – OPA e que estavam disponíveis no sítio da Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Para a análise de aderência entre as projeções e o realizado foram utilizados os dados coletados na Economática. Duas amostras foram verificadas e os dados coletados da prática apontaram para a não rejeição das hipóteses levantadas e contribuíram para a credibilidade das informações geradas pelas avaliações de empresas no Brasil. A partir dos testes qualitativos, uma hipótese foi rejeitada, evidenciando que nem sempre o que as empresas projetam em relação ao capital de giro está aderente à teoria.
Palavras-chave: Avaliação de empresas
Investimento em fixo (CAPEX)
Investimento em giro
Taxa de investimento
Citação: FERNANDES, Vitória Estanislau de Aguiar. Reinvestimento na avaliação de empresas no Brasil: uma análise qualitativa e quantitativa. 2011, 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/255
Data de publicação: 14-Dez-2011
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vitória Estanilau de Aguiar Fernandes.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.