A influência das variáveis externas nas projeções de vendas na avaliação da empresa
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Data
2011-12-15
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Resumo
O presente artigo contribui com a literatura contábil no âmbito de avaliação de empresas, ao evidenciar as informações que os laudos disponibilizam e a importância dessas informações para os usuários da contabilidade. Por intermédio de testes de inferência estatística analisa se as projeções feitas nos laudos divulgados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) estão aderentes aos resultados apresentados nas demonstrações contábeis. O período estudado abrange os anos de 2006 a 2010. A composição da amostra consiste nas variáveis macroeconômicas e a variável microeconômica – vendas, que envolvem o ciclo das empresas e sua posição em relação ao mercado. Aborda a influencia das variáveis externas na projeção das variáveis internas, e se essas premissas estão sendo relevantes na elaboração dos laudos de avaliação. Dentre os diversos resultados encontrados na realização dos testes, será possível observar que as variáveis externas não são projetadas de forma condizente com o realizado e já a variável interna mostra que suas projeções estão de acordo com os resultados apurados. Contudo, a projeção das variáveis macroeconômicas não influencia as premissas da variável interna (venda) para fins de avaliação de empresa.
Descrição
Palavras-chave
Variáveis macroeconômicas, Avaliação de empresa
Citação
LOPES, Mariana da Costa. A influência das variáveis externas nas projeções de vendas na avaliação da empresa. 2011, 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências
Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.