Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/258
Tipo do documento: Other
Título: Um estudo de caso acerca da adequabilidade às políticas de controle interno de estoques, efetuadas por uma empresa varejista do ramo alimentício após a implantação do SPED fiscal
Título(s) alternativo(s): A case study on the adequacy of internal control policies for inventory, made ​​by a retailer in the food sector after the implementation of fiscal SPED
Autor: Camargo, Fernando dos Santos
Abstract: O objetivo do presente estudo foi identificar os principais problemas de controle interno de estoques em função da implantação do SPED Fiscal no âmbito de empresas contribuintes de ICMS do ramo de varejo de produtos alimentícios, por meio de um estudo descritivo, conduzido na cidade de Goiânia – Goiás, no período de abril a novembro de 2011, em empresa do ramo varejista de produtos alimentícios. Os dados de controle de estoque, auditoria de sistemas de informação, Escrita Fiscal Digital foram obtidos por meio de um questionário qualitativo. Os dados foram coletados por intermédio de uma entrevista ao gestor da empresa, com apenas duas possibilidades de respostas, positiva ou negativa, pois o questionário se caracteriza com perguntas fechadas. Para a análise dos resultados foram utilizados pontos de controles padrão, para verificar os pontos críticos e positivos da empresa. Das 97 perguntas realizadas na empresa em estudo, 50 (51,54%) questões tiverem respostas positivas e 47 (48,45%) com respostas negativas. Em relação às perguntas sobre Auditoria Sistema de Informação, das 38 perguntas, 24 (63,16%) foram positivas e 14 tiveram respostas negativas. Já na Escrita Fiscal Digital e Sistema Operacional Informatizado, das 22 perguntas, 9 (40,90%) tiveram resposta com “sim” e 13 (59,10%) com “não”. Por fim, as perguntas relacionadas ao Controle de Estoque tiveram no total 37 perguntas, em que 17 (45,94%) se caracterizaram como positivas e 20 (54,05%) como negativas. A empresa ainda está muito aquém de atingir um controle interno de qualidade; esta apresenta muitos pontos que colocam em risco a segurança patrimonial e a sanções legais impostas pelo Fisco por envio de informações distorcidas e de má qualidade. As estratégias que poderiam ser adotas para mudar essa realidade seria uma maior conscientização e comprometimento pela gestão da empresa pesquisada, buscando profissionais mais especializados a fim de ter um maior controle em geral do andamento seguro da empresa. O referencial teórico consistente foi centrado em: Sistema Público de Escrituração Digital, Controle Interno, Auditoria de Sistemas.
Palavras-chave: Sistema Público de Escrituração Digital – SPED
Controle de Estoques
Auditoria de Sistemas
Citação: CAMARGO, Fernando dos Santos. Um estudo de caso acerca da adequabilidade às políticas de controle interno de estoques, efetuadas por uma empresa varejista do ramo alimentício após a implantação do SPED fiscal. 2011. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/258
Data de publicação: 8-Dez-2011
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernando dos Santos Camargo.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.