Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/293
Tipo do documento: Other
Título: O valor adicionado e a criação/destruição de valor em empresas brasileiras
Autor: Fagundes, Daniel Henrique de Carvalho
Abstract: A empresa está inserida no meio e interage com ele de varias formas. Ela deve agradar os consumidores com produtos de qualidade e para manter-se no meio empresarial ela cria e distribui valor aos acionistas, que assumem o risco do negócio com o custo de oportunidade, ao governo, empregados e ainda remunera o capital próprio e de terceiros. A pesquisa procura conciliar através de levantamento teórico e de testes estatísticos se o Valor Adicionado da Demonstração do Valor Adicionado e a criação ou destruição de valor pelo EVA (Valor Econômico Agregado) caminham em consonância ou são discrepantes, se e um é compatível com o outro comparando esses indicadores de riqueza com enfoque na possível relação entre eles nas empresas brasileiras que obtiveram valor adicionado com a criação/destruição de valor. A abordagem teórica trata das diferenças e as proximidades conceituais enquanto os testes aplicados investigam se há correlação entre os valores nominais desses indicadores, EVA e VA. As empresas estudadas partem do ranking de indicador de riqueza criada do ano de 2010 do sítio da Revista Exame – Maiores e Melhores e chega uma amostra de empresas brasileiras que divulgam suas demonstrações financeiras. Os resultados demonstram que para a amostra estudada há correlação negativa alta entre as variáveis estudadas e entre os setores existe relação de interdependência entre as variáveis, sendo correlação positiva entre criação e adição de valor e correlação negativa entre destruição e adição de valor.
Palavras-chave: Demonstração do Valor Adicionado
Valor econômico agregado
Criação de valor
Citação: FAGUNDES, Daniel Henrique de Carvalho. O valor adicionado e a criação/destruição de valor em empresas brasileiras. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/293
Data de publicação: 18-Abr-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel Henrique de Carvalho Fagundes947,67 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.