Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/309
Tipo do documento: Other
Título: Gestão de riscos operacionais e controles internos: o caso de uma instituição bancária
Autor: Soares, Gustavo Fernandes
Abstract: As instituições financeiras estão expostas a riscos operacionais que são caracterizados por deficiências em processos, erros humanos, fraudes ou falhas no sistema. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar os procedimentos de controles internos utilizados no gerenciamento de riscos operacionais das instituições financeiras. A partir de uma abordagem descritiva, a metodologia utilizada como técnica de pesquisa foi o estudo de caso realizado em uma agência de uma instituição financeira. O estudo foi focado em quatro categorias de riscos operacionais, onde foi pesquisado o grau de preocupação da instituição, os principais riscos relevantes e os respectivos controles adotados. Percebe-se, com o estudo, a importância dos controles internos para o eficaz gerenciamento de riscos operacionais e que a sobrevivência e fortalecimento de toda instituição, em especial as instituições bancárias, dependem dessa sintonia.
Palavras-chave: Controles internos
Risco operacional
Instituições financeiras
Citação: SOARES, Gustavo Fernandes. Gestão de riscos operacionais e controles internos: o caso de uma instituição bancária. 2013. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/309
Data de publicação: 3-Mai-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo Fernandes Soares.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.