Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/317
Tipo do documento: Other
Título: Estudo do endividamento de curto prazo e dos restos a pagar na administração municipal da região metropolitana de Goiânia
Título(s) alternativo(s): Study of short-term debt and remains payable in municipal administration of metropolitan area Goiânia
Autor: Veloso, Cleber Roberto de Sena
Abstract: A contabilidade pública presta-se ao estudo, registro e controle dos atos e fatos da Administração Pública, sujeitando-se às disposições legais acerca do orçamento público. A Lei Complementar Nº 101/2000, traz diretrizes para assegurar a boa gestão dos recursos públicos. Entre elas, está o artigo 42, que limita o endividamento sem lastro financeiro para liquidação das obrigações contraídas no último ano de mandado dos gestores públicos. Avalia-se neste estudo, a partir de dados contábeis extraídos do site da Secretaria do Tesouro Nacional, através de um indicador de endividamento de curto prazo, se as inscrições em restos a pagar provocaram desequilíbrios nas finanças públicas dos municípios da Região Metropolitana de Goiânia, no período de 2000 a 2008. Adicionalmente, busca-se descobrir se os gestores de tais municípios cumpriram as disposições do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal. A análise aponta que o endividamento de curto prazo destes municípios, não provocaram desequilíbrios nas finanças municipais. Por outro lado, o endividamento no último ano de mandato dos gestores, sem caixa suficiente para liquidar as obrigações contraídas, segue caindo paulatinamente, no entanto, esta redução não acontece da mesma maneira em todos os municípios, visto que pelo menos 25% da amostra descumpriam a legislação, mesmo oito anos após a publicação da Lei Complementar nº 101/2000. Observa-se também, que a referida lei exerce influência sobre o endividamento de curto prazo, pois o indicador apresenta tendência de queda ao longo do período.
Palavras-chave: Restos a pagar
Endividamento de curto prazo
Lei de Responsabilidade Fiscal
Citação: VELOSO, Cleber Roberto de Sena. Estudo do endividamento de curto prazo e dos restos a pagar na administração municipal da região metropolitana de Goiânia. 2013. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/317
Data de publicação: 5-Mai-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cleber Roberto de Sena Veloso.pdf865,26 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.