Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/318
Tipo do documento: Other
Título: Governança corporativa: análise do impacto dos níveis de governança da BM&F Bovespa no retorno de mercado das empresas participantes
Título(s) alternativo(s): Corporate governance: analysis of the impact of levels of governance BM&F Bovespa in market return of participating companies
Autor: Ferreira, Khesia Borges Martins
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo verificar se os retornos médios das empresas dos setores de bancos e energia elétrica enquadradas nos níveis de Governança Corporativa da BM&F Bovespa são significantemente diferentes entre si e entre as empresas enquadradas no mercado tradicional, Para tanto será analisados os dados de tais empresas no período de janeiro a dezembro de 2012. Esta pesquisa classifica-se como um estudo empírico-analítico quantitativa e com a finalidade de se verificar se os níveis de governança corporativa exercem influência na determinação do retorno de mercado aplicar-se-á aos dados, colhidos no sistema Economática um modelo econométrico. Os resultados sugerem que não ocorreram mudanças positivas em relação à migração ao Novo Mercado, o nível de Governança Corporativa com mais informações disponíveis, não obtiveram retornos anormais, o que entende-se que não ocorreu a criação de riqueza para os acionistas destas empresas dos setores de energia e bancos. O resultado encontrado corroborou com a pesquisa de Camargos e Barbosa (2006), o mesmo foi analisado e observado nesta pesquisa, e apresenta-se em contrariedade com Santana (2002), uma vez que o Novo Mercado, o nível de Governança Corporativa que apresenta maior exigência no que tange as informações disponibilizadas aos usuários apresentou destruição de valor nos setores de energia e banco no período de Janeiro a Dezembro de 2012.
Palavras-chave: Governança corporativa
Retorno acionário
Níveis de governança corporativa
Citação: FERREIRA, Khesia Borges Martins. Governança corporativa: análise do impacto dos níveis de governança da BM&F Bovespa no retorno de mercado das empresas participantes. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/318
Data de publicação: 5-Mai-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Khesia Borges Martins Ferreira.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.