Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/321
Tipo do documento: Other
Título: Análise sobre o nível de similaridade dos currículos dos cursos de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior do estado de Goiás em relação ao currículo mundial proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU
Título(s) alternativo(s): Analysis about the level of similarity of the graduation courses curricula in accounting science in Goiás relative to the proposed model curriculum made by UN/UNCTAD/ISAR
Autor: Cavalcanti, Lucas Tavares
Abstract: O mercado, cada vez mais globalizado, exige a formação de profissionais que estejam preparados para atuar tanto dentro quanto fora de seus países. Para tanto, organismos internacionais como o Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR), ligado a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e a Organização das Nações Unidas (ONU), desenvolveram um modelo de currículo mundial para o Curso de Ciências Contábeis que estimulasse as instituições de ensino no mundo a prepararem profissionais aptos para atender às necessidades desse mercado. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo geral verificar o nível de adequação dos currículos dos cursos de Ciências Contábeis das IESs goianas analisadas ao modelo de currículo internacional proposto. Dessa forma, por meio de uma pesquisa descritiva, fundamentada em material documental-bibliográfico e de abordagem qualitativa, foram selecionados os currículos de 20 IES que oferecem a graduação em Ciências Contábeis no estado de Goiás que foram, posteriormente, comparados à proposta de currículo feita pelo ISAR/UNCTAD/ONU. Os resultados revelam, dentre outros fatores, que os currículos das IESs pesquisadas apresentam 43,19% de similaridade com a proposta de Currículo Mundial.
Palavras-chave: Educação
Curriculum contábil
Currículo mundial
Citação: CAVALCANTI, Lucas Tavares. Análise sobre o nível de similaridade dos currículos dos cursos de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior do estado de Goiás em relação ao currículo mundial proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU. 2013. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/321
Data de publicação: 6-Mai-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Tavares Cavalcanti.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.