Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/332
Tipo do documento: Other
Título: Avaliação de empresas: análise da premissa risco Brasil no cálculo do custo de capital próprio
Título(s) alternativo(s): Company valuation: analysis of risk assumption in Brazil calculation of cost of equity
Autor: Teixeira, Vandliny Paiva Martins
Abstract: Quando um investidor escolhe determinado investimento em detrimento de outro está implícito nesta escolha o custo de oportunidade. Para o cálculo do custo de capital próprio (Ke), entendido como o custo de oportunidade do acionista, é predominante a aplicação do modelo CAPM (Capital Asset Price Model), porém a aplicação deste modelo a mercados emergentes é discutida, uma vez que suas variáveis são baseadas em premissas de mercados considerados integrados. A fim de adaptar este modelo à realidade do mercado brasileiro os avaliadores adicionam à sua fórmula original a premissa risco Brasil. Esta pesquisa teve o objetivo de avaliar se as premissas utilizadas para representar o risco Brasil no modelo CAPM são adequadas ao mercado brasileiro. A pesquisa traz uma análise qualitativa dos laudos de avaliação emitidos com a finalidade de oferta pública de ações (OPA's) publicados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no período de 2007 a 2012, o objetivo desta análise foi identificar a prática dos avaliadores em relação ao cálculo do Ke assumindo a premissa risco Brasil. Para verificar se as premissas utilizadas como proxy para o cálculo do risco Brasil apresentam dados históricos homogêneos e estáveis foram realizados testes de média, desvio-padrão, coeficiente de variação, correlação e regressão linear. Estes testes foram feitos para as seguintes premissas e seus respectivos retornos: Ibovespa; EMBI + BR (Emerging Market Bond Index Plus Brazil); título do tesouro brasileiro A-Bond; e títulos do tesouro norte-americano T-Bond 10 anos e T-Bond 30 anos. Os resultados apontaram para a não rejeição da hipótese de que as premissas adotadas são adequadas ao mercado brasileiro, indicando credibilidade na premissa de risco Brasil.
Palavras-chave: Capital asset price Model
Custo de capital próprio
Risco Brasil
Citação: TEIXEIRA, Vandliny Paiva Martins. Avaliação de empresas: análise da premissa risco Brasil no cálculo do custo de capital próprio. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/332
Data de publicação: 8-Mai-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vandliny Paiva Martins Teixeira.pdf540,19 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.