Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4107
Tipo do documento: Artigo
Título: Análise experimental de pilares de concreto armado, com carga excêntrica, reforçados com chumbadores e concreto autoadensável (CAA)
Título(s) alternativo(s): Experimental analysis of reinforced concrete columns, under eccentric load, reinforced with anchor bolt and self compacting concrete (SCC)
Autor: Virgens, Jeovan Pereira das
Gomes, Ronaldo Barros
Trautwein, Leandro Mouta
Resumo: O presente trabalho apresenta o estudo experimental de pilares de concreto armado reforçados com parafusos chumbadores e acréscimo de camada com 35 mm de concreto autoadensável na face comprimida. Foram submetidos à flexão composta reta com excentricidade inicial de 60 mm, nove pilares com alturas iguais a 2000 mm, assim discriminados: um Pilar de referência (Pref) com seção transversal de 120 mm x 250 mm; um Pilar monolítico (Pmon) com seção transversal de 155 mm x 250 mm e sete pilares, inicialmente moldados com seção transversal de 120 mm x 250 mm, e após, reforçados através da adição de camada de reforço de 35 mm e diversas configurações de posições de parafusos chumbadores na face comprimida. Exceto o Pilar de Referência, os pilares foram submetidos à excentricidade inicial de carga de 42,5 mm, devido ao acréscimo da camada de reforço na face comprimida. Apesar de não ocorrer ruptura dos parafusos chumbadores, não foi possível evitar o desplacamento da camada de reforço. Os resultados obtidos indicam que é possível a reabilitação estrutural de pilares de concreto armado com o uso da metodologia de reforço empregada, obtendo ganho de capacidade de carga média de 358 % em relação ao Pilar de Referência (Pref).
Palavras-chave: Pilar
Reforço estrutural
Concreto autoadensável
Parafusos Chumbadore
País: Brasil
Instituição: Ricardo Prado Abreu Reis
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Escola de Engenharia Civil - EEC (RG)
Nome do curso: Estruturas
Citação: VIRGENS, Jeovan Pereira das; GOMES, Ronaldo Barros; TRAUTWEIN, Leandro Mouta. Análise experimental de pilares de concreto armado, com carga excêntrica, reforçados com chumbadores e concreto autoadensável (CAA). Revista Eletrônica de Engenharia Civil. Goiânia, v. 8, n.1, p. 42-57, jan./mar. 2014. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/reec/article/view/27371/16503>.
Tipo de acesso: Acesso aberto
Identificador do documento: 10.5216/reec.v8i1.27371)
Identificador do documento: 10.5216/reec.v8i1.27371)
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4107
Data de publicação: 21-Fev-2014
Aparece nas coleções:EECA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
27371-126367-1-PB.pdf3,6 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.