Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4122
Tipo do documento: Artigo
Título: Educação e psicanálise em Adorno - a (re)versão apologética da cultura
Título(s) alternativo(s): Education and psychoanalysis in Adorno – the apologetic (re)version of culture
Educación y psicoanálisis según adorno – la (re)versión apologética de la cultura
Autor: Zanolla, Sílvia Rosa da Silva
Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar a complexa relação entre a Educação e a Psicanálise à luz da teoria crítica adorniana. O debate se pauta epistemologicamente pelos conceitos de sujeito e objeto, materialismo e idealismo, subjetividade e objetividade. A proposta considera contribuições de importantes pensadores da teoria do conhecimento como Kant, Marx e Freud na interface com a cultura e a educação. Estabelece-se como discussão pertinente ao objeto os conceitos-chave: crítica, autocrítica, consciência, autonomia e humanização.
Abstract: The aim of this paper is to analyze the complex relationship between Education and Psychanalysis in the light of Adorno’s Critical Theory. The discussion is epistemologically based on the concepts of subject and object, materialism and idealism, subjectivity and objectivity. The proposal considers contributions of leading thinkers on the theory of knowledge, such as Kant, Marx and Freud at the interface with culture and education. The key concepts: critique, self-criticism, autonomy and humanization are presented as relevant to the discussion.
El objetivo de este estudio es analizar la compleja relación entre la Educación y el Psicoanálisis bajo la luz de la teoría crítica de Adorno. La discusión se guía epistemológicamente por los conceptos de sujeto y objeto, el materialismo y el idealismo, la subjetividad y la objetividad. La propuesta considera importantes contribuciones de importantes pensadores de la teoría del conocimiento, tales como Kant, Marx y Freud, en la interfaz con la cultura y la educación. Se consolida como la discusión pertinente al objeto de los conceptos claves: crítica, autocrítica, conciencia, la autonomía y humanización.
Palavras-chave: Educação
Psicanálise
Teoria crítica
Teoria adorniana
Education
Psychoanalysis
Critical theory
Adornian theory
Educación
Psicoanálisis
Teoría crítica
Teoría de Adorno
País: brasil
Instituição: Cristóvão Giovani Burgarelli
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Nome do curso: Educação
Citação: ZANOLLA, Sílvia Rosa da Silva. Educação e psicanálise em adorno - a (re)versão apologética da cultura. Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 2, maio/ago. 2014. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/31710/16907>.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4122
Data de publicação: 30-Set-2013
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
31710-133335-1-PB.pdfIntera-Ação- Sílvia Rosa da Silva Zanolla367,52 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.