Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/415
Tipo do documento: Article
Título: Evidenciação ambiental: regulamentar é a solução para falta de objetividade e comparabilidade?
Autor: Ribeiro, Alex Mussoi
Carmo, Carlos Henrique Silva do
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi investigar o impacto da regulação da evidenciação ambiental nos aspectos de objetividade e comparabilidade das informações ambientais divulgadas por companhias que atuam em países com diferentes marcos regulatórios. A falta de objetividade e de comparabilidade têm sido apontadas em pesquisas anteriores como principais falhas da evidenciação ambiental das empresas, entender como a regulação pode impactar tais limitações é primordial para o avanço das discussões sobre a necessidade de regulamentar tais práticas. Para o desenho metodológico optou-se por uma abordagem descritiva de cunho predominantemente qualitativo. Foram analisadas informações ambientais dispostas nos relatórios anuais do ano 2007 de 120 empresas de tamanho equivalente, do setor de petróleo e gás natural de quatro países com similaridades culturais: os Estados Unidos, o Canadá, a Inglaterra e a Austrália. Para a classificação dos dados utilizou-se uma escala adaptada de trabalhos consagrados no meio de evidenciação ambiental, o estudo de Clarkson et al (2008) e o de Wiseman (1982). Os resultados mostraram que em países com mecanismos regulatórios mais extensos, específicos e com maior coerção as práticas de disclosure ambiental são mais objetivas e comparáveis, ou seja, a regulamentação pode ser uma das soluções para melhorar a evidenciação ambiental das companhias.
Palavras-chave: Comparabilidade
Objetividade
Regulamentação
Evidenciação ambiental
Citação: RIBEIRO, Alex Mussoi; CARMO, Carlos Henrique Silva do. Evidenciação ambiental: regulamentar é a solução para falta de objetividade e comparabilidade?. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 15., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: [s.n.], 2012.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/415
Data de publicação: Out-2012
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos publicados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evidenciação ambiental regulamentar é a solução para falta de objetividade e comparabilidade.pdf334,56 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.