Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4151
Tipo do documento: Monografia
Título: Expectativas e satisfação dos alunos de ciências contábeis de Goiás em relação ás competências docentes
Título(s) alternativo(s): Expectations and satisfaction of the students of accouting in Goiás about the professors competences
Autor: Silva, Priscilla Gabrielle Pereira
Primeiro orientador: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Alex Mussoi
Souza, Emerson Santana de
Resumo: Um dos principais pilares de uma educação superior eficaz e de qualidade é composto por um corpo docente dotado de competências e compromissado em formar profissionais preparados e capacitados para o mercado de trabalho. Como não existe docência sem discentes é importante para a relação ensino-aprendizagem que as expectativas e a satisfação dos estudantes em relação aos seus professores sejam supridas. Assim, o presente estudo teve por objetivo geral analisar a percepção quanto as expectativas e a satisfação dos estudantes de cursos de ciências contábeis em relação às competências de seus docentes. O método de pesquisa foi quantitativo, sendo a pesquisa descritiva, do tipo levantamento - “survey”. O instrumento de coleta de dados foi o questionário de escala de atitudes que aferiu, de 0 a 10, as expectativas e a satisfação dos discentes em relação às competências docentes. O modelo utilizado é composto por 14 competências individuais relevantes para os docentes universitários. A pesquisa foi aplicada em duas IES públicas do estado de Goiás, obtendo-se uma amostra total de 181 questionários. A pesquisa evidenciou que as competências que os estudantes mais esperavam encontrar em seus docentes foram: ética, planejamento e comprometimento; e tiveram as menores expectativas as competências: trabalho em equipe e criatividade. As competências que os discentes se encontravam mais satisfeitos foram a ética, o relacionamento interpessoal e o domínio da área de conhecimento. Em contraponto, as competências menos satisfeitas foram o trabalho em equipe e a criatividade. Quanto a contribuição dos resultados desta pesquisa, conhecer o que os alunos esperam e sua satisfação em relação as competências docentes implica em um diagnóstico sobre a situação e a implementação de ações concretas por parte das IES e dos professores. Estudar a educação e a qualidade do ensino contribui para o incentivo de melhorias na área e para o progresso da sociedade em geral.
Palavras-chave: Competências docentes
Satisfação
Expectativas
Alunos
Professors competences
Students
Expectations
Satisfaction
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: Silva, P. G. P. Expectativas e satisfação dos alunos de ciências contábeis de Goiás em relação ás competências docentes. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4151
Data de publicação: 3-Jul-2014
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Priscilla Gabrielle Pereira Silva.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons