Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4162
Tipo do documento: Monografia
Título: O jogo de palavras e o bate-bola de imagens no telejornalismo esportivo: os recursos do texto eletrônico e as formas de apoio visual em prática no dia-a-dia da cobertura esportiva brasileira
Autor: Soares, Fernanda Arcanjo
Primeiro orientador: Rocha, Nilton José dos Reis
Resumo: O avanço tecnológico experimentado pelas técnicas de comunicação a partir dos anos 70 impõe ao telejornalismo, que até os anos 90 seguia padrões estéticos rigidamente pré-estabelecidos, uma séria revisão técnica e reestruturação dos pressupostos teóricos. De forma pioneira, o esporte, abre as portas para a literatura inaugurando uma rica tendência de expressão narrativa na TV. Neste trabalho, o telejornalismo esportivo será analisado com base nos recursos do texto eletrônico como forma de incrementar a notícia. A proposta é analisar esta área da mídia que não se restringe a informar, na medida em que se propõe a ser para o público um importante fator de gratificação visual e envolvimento emocional. Desvendar os propósitos deste novíssimo fenômeno de mídia no telejornalismo esportivo com seus subsídios literários, elementos diversos lingüísticos, vocabulários e imaginativos, poderá revelar os rumos futuros do jornalismo convencional pautado na objetividade e linearidade narrativas. Talvez esteja no esporte o estopim para a desconstrução nacional do modelo norte-americano de jornalismo, pela forte identidade que esse filão conseguiu com a cultura brasileira por dois motivos: primeiro por ser o esporte, especialmente o futebol, uma paixão nacional, segundo pela narrativa alegre, fascinante, sedutora e pela capacidade de excitar que reside na própria essência do jogo. Contudo, não se trata de aprofundar exaustivamente na questão cultural que norteia a predileção sagrada pelo futebol, o que é, naturalmente, a vertente motivadora do sucesso da representação literária e imaginária do jogo na TV, mas de estudar o fenômeno como fator motivador de mudanças nos padrões estéticos do telejornalismo.
Palavras-chave: Telejornalismo esportivo
Texto eletrônico
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Jornalismo (RG)
Citação: SOARES, Fernanda Arcanjo. O jogo de palavras e o bate-bola de imagens no telejornalismo esportivo: os recursos do texto eletrônico e as formas de apoio visual em prática no dia-a-dia da cobertura esportiva brasileira. 2005. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4162
Data de publicação: 2005
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Jornalismo - Fernanda A Soares.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Artigo Principal628,02 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons