Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4167
Tipo do documento: Monografia
Título: Comunicação como política pública: as políticas da secretaria de comunicação institucional da presidência da república
Autor: Amaral, Giovanna de Barros Espíndola
Primeiro orientador: Freitas, Luiz Signates
Resumo: A democracia brasileira, ainda incipiente, apresenta vários desafios para que a comunicação se consolide como política de participação. Embora ainda pouco estudado, o enlace da comunicação e da política apresenta diversos conceitos. Comunicação governamental, marketing político, comunicação pública, significam diferentes maneiras de estruturação das políticas de comunicação do governo. Este trabalho pretende verificar, pois, a concepção de comunicação praticada pela Sub-Secretaria de Comunicação Institucional da Secretaria Geral da Presidência da República (Secom) e, como essa concepção especifica a relação Estado-sociedade. Para tanto, foram avaliados os instrumentos normativos que determinam as políticas adotadas, averiguando as incoerências da legislação e a análise empírica do boletim eletrônico da Secretaria, “Em questão”. O texto da lei que institui a Secom apresenta que, uma das finalidades da Secretaria é proporcionar o diálogo do cidadão com o poder público. Mas, por outro lado, não especifica de que modo este fluxo comunicativo poderá ser efetivado. As edições analisadas do Em questão correspondem ao período inicial da crise política desencadeada por denúncias publicadas na revista Veja de 18 de maio de 2005. Com o objetivo de compreender em que contexto se insere as matérias do Em questão (já que grande parte das denúncias parte da revista Veja) foram feitas análises comparativas das edições de Veja e Carta Capital, e ainda verificada a influência/importância da mídia na estruturação das políticas de comunicação do governo. Apesar de estimular a participação do cidadão no combate à corrupção, Em questão limita-se a apresentar as atitudes do governo em resposta às denúncias da mídia.
Palavras-chave: Comunicação
Politica publica
Política de participação
Marketing político
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Jornalismo (RG)
Citação: AMARAL, Giovanna de Barros Espíndola. Comunicação como política pública: as políticas da secretaria de comunicação institucional da presidência da república. 2005. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4167
Data de publicação: 2005
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Jornalimo - Giovanna Amaral.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Artigo Principal646,68 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons