Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4200
Tipo do documento: Monografia
Título: Fontes de informação jurídica: avaliação do Portal da Câmara dos Deputados
Autor: Perillo, Amanda Cavalcante
Primeiro orientador: Garbelini, Maria de Fátima
Primeiro membro da banca: Garbelini, Maria de Fátima
Maricato, João de Melo
Duarte, Martha Izabel de Souza
Resumo: O presente trabalho apresenta a avaliação do Portal da Câmara dos Deputados, pelos bibliotecários que atuam na área jurídica no município de Goiânia. A Câmara dos Deputados é um dos órgãos responsáveis pela elaboração das leis no nosso país. A legislação é a base primordial da informação jurídica, pois através dela é que os tribunais tomam suas decisões formando a jurisprudência e que é analisada formando a doutrina. Diante da sua importância, a disponibilização da legislação na internet e sua recuperação precisam ser de confiança e abrangente. Dessa forma os profissionais podem tomar suas decisões de forma efetiva e que afetará toda a sociedade. Para tanto, elaborou-se uma revisão de literatura voltada para as temáticas fontes de informação; fontes de informação na internet; informação jurídica; fontes de informação jurídica; qualidade da informação na internet; critérios para avaliação de fontes de informação na internet e bibliotecários jurídicos. Selecionou-se os critérios de Barité e López-Huertas (2004) que desenvolveram uma metodologia específica para avaliação de sites de legislação e de Tomaél et al (2004) para a elaboração do questionário. A pesquisa constitui-se em um estudo de caso e é classificada como aplicada e exploratória, com abordagem quantitativa. Constatou-se que o portal atende aos critérios avaliados, sendo que para a avaliação da página inicial 50% dos critérios utilizados de Tomaél et al (2004) foram atendidos e para a avaliação da busca da legislação, 92% dos critérios utilizados de Barité e López-Huertas (2004) também foram contemplados.
Palavras-chave: Fontes de informação
Fontes de informação na Internet
Informação jurídica
Fontes de informação jurídica
Critérios para avaliação de fontes de informação na Internet
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: PERILLO, Amanda Cavalcante. Fontes de informação jurídica: avaliação do Portal da Câmara dos Deputados. 2012. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4200
Data de publicação: 2012
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Amanda Cavalcante Perillo.pdf3,31 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.