Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4209
Tipo do documento: Monografia
Título: Gestão de informação para a qualidade de serviços: caso do PROINE/UFG
Autor: Lima, Ethamillya Lyanna Moura
Primeiro orientador: Gomes, Suely Henrique
Primeiro membro da banca: Gomes, Suely Henrique
Carvalho, Lívia Ferreira de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo conhecer como as empresas estudadas monitoram a informação visando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela organização como também identificar o perfil estratégico da informação das empresas incubadas pelo programa de incubação de empresas da Universidade Federal de Goiás. A integração das micro e pequenas empresas com a universidade, faz com que haja aproximação das três esferas, exemplificadas na Tríplice Hélice, além de promover a inovação e a competitividade. Para identificar o perfil gerencial estratégico utilizou-se o modelo de alinhamento estratégico da informação,proposto por Donald Marchand. O trabalho tem formato de estudo de caso. Foram estudadas dez empresas incubadas pelo programa de incubação, sendo três residentes, três não residentes e quatro graduadas. Conclui-se que a grande maioria das empresas priorizam até três estratégias, sendo a estratégia de criação de novas realidades a mais citada. Contudo foi percebido através das entrevistas feitas com os proprietários que exercem também o papel de gestor da empresa, que há uma preocupação em relação a aplicação desta estratégia, visto que lhes faltam recursos tecnológicos para que esta estratégia seja adotada eficazmente em sua gestão. A maior preocupação dos empresários diz respeito ao custo que esta estratégia demanda. Foi percebido também que a aplicabilidade da informação do setor das micro e pequenas empresas, ainda não é satisfatório, pois algumas empresas detêm a informação sobre a opinão dos cliente no setor da gerência, não repassando esta informação para toda a empresa, fato que ajudaria num melhor atendimento às necessidades do cliente, visto que todos trabalham para que esse objetivo seja de fato alcançado. A interação universidade-empresa mostrou-se de modo satisfatório, os empresários afirmaram que a qualificação dos funcionários só é feita muitas vezes graças ao programa de incubação que lhes dão este suporte e de sua parceria com a universidade.
Palavras-chave: Gestão de qualidade
Informação para qualidade
Qualidade de serviços
Incubadora de empresas
Universidade Federal de Goiás
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: LIMA, Ethamillya Lyanna Moura. Gestão de informação para a qualidade de serviços: caso do PROINE/UFG. 2013. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4209
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Ethamillya Lyanna Moura Lima.pdf890,94 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.